Iniciada instalação de câmeras de monitoramento em Resende

Listen to this article

Aprefeitura já instalou três das 19 câmeras de monitoramento que compõemo sistema de segurança montado pela Superintendência de Ordem Pública do município para auxiliar as ações preventivas e de combate à violência.

A colocação das outras 16 câmeras de segurança prossegue nos próximos dias. A previsão do titular da superintendência, José Antônio dos Santos, o Ed Murphy, é de que na primeira quinzena de novembro todas as câmeras já estejam instaladas. 

Os três primeiros equipamentos estão localizados em frente ao Restaurante Cidadão, na Avenida Marechal Castelo Branco, no bairro Comercial; na esquina das avenidas Coronel Mendes e General Affonseca, no Manejo; e na rotatória de acesso ao bairro Morada da Colina, próximo ao Parque de Exposições. A informação de que o sistema estará apto para funcionar plenamente no próximo mês foi passada à prefeitura pela Intelseg, empresa responsável pela instalação das câmeras. Em setembro, durante a 43ª Exapicor (Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Resende), parte dos equipamentos foi utilizada, com sucesso, no monitoramento e segurança da festa em comemoração ao aniversário da cidade.

De acordo com o superintendente de Ordem Pública, a sala de monitoramento do sistema, que vai funcionar no Centro Administrativo da prefeitura, já está totalmente pronta, com quatro monitores de 42 polegadas, que serão operados por guardas municipais. Ed Murphy explicou ainda que a prefeitura está em negociações com a Polícia Militar, visando a participação da corporação no monitoramento do sistema. 

– As câmeras serão instaladas nas proximidades de alguns parques da cidade, a fim de que as famílias tenham mais tranquilidade para frequentar as áreas de lazer. Além disso, elas auxiliarão no controle do trânsito, ajudando os guardas municipais a identificar os problemas ou ocorrências. Também vamos instalar os equipamentos na entrada da cidade e no Acesso Oeste. Os equipamentos vão funcionar ainda nas proximidades de escolas – reafirmou o superintendente, lembrando que a instalação das câmeras de monitoramento representa uma das ações da administração do prefeito José Rechuan (DEM) com o objetivo de ampliar as medidas de segurança pública na cidade.

O município está na expectativa de receber mais dez câmeras por meio do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania), desenvolvido pelo Ministério da Justiça para a articulação de políticas de segurança pública em parceria com as prefeituras. Os equipamentos foram prometidos aos municípios que integram o Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública do Médio Paraíba até o fim deste ano. Com isso, o número de câmeras de monitoramento chegaria a 29 nos próximos meses. Segundo Ed Murph, o Ministério da Justiça pretende ainda instalar um posto de policiamento comunitário em Resende, dotado de dois carros e duas motos para o policiamento ostensivo.

 
 
 
Engº Marcelo Peres
mpperes@guiadocftv.com.br
Editor do Guia do CFTV
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?
Importante:
‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’  

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.