Cidade coloca em ação sistema com 32 câmeras de segurança

Listen to this article

Equipamentos estão instalados em pontos estratégicos do município. Com uma demonstração em tempo real, a Secretaria Municipal de Ações de Segurança Pública e Trânsito (Smaspt) lançou na manhã de ontem o sistema de videomonitoramento do município. 

Uma tela foi instalada no auditório da prefeitura para que se pudesse acompanhar o monitoramento feito por 32 câmeras de vigilância. Segundo o secretário de Segurança, Arno Leonhardt, os equipamentos foram instaladas em pontos estratégicos e de grande movimento, ampliando o alcance do policiamento e a segurança da comunidade. ‘‘Cerca de 600 postes foram utilizados para a passagem de mais de 18 quilômetros de cabos de fibras óticas, que garantem o funcionamento das câmeras e a captação das imagens. ”Conforme o prefeito Gilmar Rinaldi, o sistema foi viabilizado com recursos do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), na ordem de R$1 milhão. ‘‘As câmeras são uma grande ferramenta para prevenir e combater o crime. Mas acabou o tempo em que se dizia que a violência deve ser combatida somente com a repressão.”

Tecnologia dá mais agilidade

A solenidade também marcou o início da aplicação do sistema inteligente de protocolos, que articula uma rede integrada de vigilância e tecnologia da informação para o atendimento das chamadas e ocorrências. De acordo com Leonhardt, dois veículos foram equipadas com o sistema, que contempla o uso de rádios portáteis digitais, telas de tablet embarcadas nos carros e mini tablet utilizados pelos guardas no patrulhamento a pé que permitirão o acesso a imagens geradas pelas câmeras de vídeo. O secretário explica que ao receber o chamado, o sistema identifica qual veículo está mais próximo do local da ocorrência e aciona os guardas ou fiscais em condição de atender. ‘‘Nos carros foram instalados dispositivos com mapas e GPS, que orientam os agentes sobre a forma mais rápida de encontrar o local da chamada.” 
 
 
Origem: Jornal VS/RS
 
Engº Marcelo Peres
mpperes@guiadocftv.com.br
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?


Importante:
‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.