Datacenters no centro das atenções

Listen to this article

Evento no Macksoud Plaza reúne os maiores players desse mercado para discutir os novos desafios que serão enfrentados por projetistas e operadores de data centers – um mercado que crescerá 61% na América Latina até 2014. 

Os maiores players do setor de data centers estiveram presentes, no dia 19 de outubro, no DatacenterDynamics, evento que aconteceu no Hotel Macksoud Plaza e teve como objetivo discutir os principais desafios que serão enfrentados por projetistas e operadores de data centers, que precisam remodelar as infraestruturas existentes.
O evento teve como patrocinadores as empresas APC, Emersom e IBM – e contou com a participação de mais de trinta empresas ligadas ao segmento de data centers. Essas empresas contavam com estandes para expor suas principais soluções de mercado e alguns de seus executivos foram palestrantes no circulo de apresentações que aconteceu durante todo o dia. Os participantes – em sua grande maioria pessoas que atuam da alguma forma com Data center – puderam conferir, ao todo, 28 apresentações que buscaram esclarecer os principais problemas enfrentados por quem trabalha nesse segmento, além de apresentar cases de sucesso. A revista Integração Profissional esteve lá e mostra algumas das principais palestras e dos lançamentos das empresas participantes.
Data center eficiente e sustentável
Carlos Eduardo Porto Martins, da Petrobras, falou sobre o case da construção do Data center da empresa, que fica dentro do CPDI da empresa, localizado na Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro.
Ele dividiu sua palestra numa rápida apresentação sobre a estrutura que fica no centro do Rio de Janeiro, depois falou sobre os conceitos adotados na construção, como a estrutura metálica, os Steel Deck, as placas pré-moldadas, além dos principais conceitos da parte técnica que foram implantados no projeto. Para reforçar a ideia de um Data center ecológico, exibiu um filme que mostrava todas as etapas de construção do projeto.
A palestra começou com a apresentação do site, mostrando a área de pesquisa atual da Petrobrás. Nela, há uma área central para a área de laboratórios do centro de pesquisa. O CIPD (Centro Integrado de Processamento de Dados), com um prédio de escritórios ao lado do Data center, que segue o padrão de construção em projetos desse tipo, todo fechado, blindado e com diversos controles de acesso.
Há, ainda, uma central de utilidades que abastece todo o complexo e não apenas o Data center, fornecendo todas as necessidades típicas como energia, água gelada, vapor e todo tipo de suplemento que garanta a perfeita operacionalidade do sistema. Há ainda uma estação de tratamento e de reuso de águas. Torres de geração e uma subestação de 138 Kv, que alimenta todo o sistema. Há também um sistema de Co Geração, que gera gás para manter o funcionamento de todo o site.
Conceitos de certificação verde
Segundo Martins, o Data center especificamente não sofre a abordagem do LEED – o projeto de Certificação Verde, mas toda a obra de ampliação do site vai concorrer à certificação.
"A certificação LEED engloba quatro tipos de certificação. Durante a fase de construção você precisa somar de 26 a 32 pontos para ter a certificação. Se essa pontuação for de 33 a 38 pontos você tem a certificação prata; se esses pontos forem de 39 a 51 pode-se obter a certificação ouro e acima desse número temos a certificação Platina, que seria o top da certificação LEED", esclareceu.
Entre os principais requisitos que essa certificação avalia estão a qualidade do ar interno, a sustentabilidade do site, o uso eficiente da água, energia e atmosfera e os materiais e recursos utilizados.
Segundo Martins, há alguns quesitos para a sustentabilidade do site que são verificados durante a fase de projetos, como transporte alternativo em que se prezam a baixa emissão e consumo eficiente, além de capacidade de estacionamento.
No quesito de desenvolvimento do site há uma grande preocupação com a proteção do habitat e com o aumento de espaços abertos. "Durante a desenvolvimento do site é preciso se preocupar com preservação do que é utilizado na etapa de construção. Além disso, é necessário o controle da quantidade e da qualidade da água pluvial que é usada no processo", ressalta.
O uso eficiente da água é outro requisito importante. Nesse sentido, ele enfatizou a redução no uso de água para o Paisagismo, além da não utilização de água potável para esse fim. "É necessário reduzir o consumo de água em 50% e apostar em soluções inovadoras para águas residuais. Tudo isso soma pontos para a obtenção dos certificados como o Platina, que é o nosso principal objetivo atualmente", diz.
No quesito energia e atmosfera a empresa também obedeceu a alguns requisitos, como o Comissionamento Fundamental dos Sistemas Prediais de Energia, em que se verifica se aquilo que foi planejado foi realmente implementado. Em relação ao Desempenho Energético Mínimo, a empresa é obrigada a verificar a eficiência do sistema e no quesito de Gestão de Refrigerantes é preciso observar se os refrigerantes usados nos sistemas de HVAC não são nocivos. "É importante aplicar uma política de reuso de matérias numa proporção de até 10% Em relação ao reuso de materiais, é importante saber o quanto dele é reciclado e de onde vem esse material. Saber se vem de longe ou de perto da matriz da empresa também soma pontos para a certificação", comentou.
DatacenterDynamics 
 
 
Origem: http://www.revistaip.com.br/
 
 
Engº Marcelo Peres
mpperes@guiadocftv.com.br
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?


Importante:
‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.