Monitoramento de aulas práticas deve ser implantado até 1º de novembro

Listen to this article

Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) ficará responsável pela fiscalização das autoescolas

Os proprietários dos Centros de Formação de Condutores (CFCs) devem ficar atentos sobre o cumprimento da portaria 238/2014, do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), e a resolução 493/2016, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que tratam sobre a instalação de um aplicativo de monitoramento das aulas práticas de direção veicular. 

A partir do dia 1º de novembro será de competência do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) realizar a fiscalização das autoescolas. De acordo com a Chefia de Controle e Fiscalização de CFCs, só serão recepcionadas pela base de dados da autarquia, bem como pela base de dados nacional, as aulas que se derem nos moldes do sistema de acompanhamento de aulas práticas, sob pena de invalidação das mesmas.

Com a instalação do sistema de monitoramento, os erros e acertos são identificados e poderão servir como método de aprendizado, tanto para o usuário como para o instrutor. Além disto, o sistema permite ao Detran/AL e CFCs um controle necessário de como o serviço está sendo ofertado, garantindo maior segurança para todos os envolvidos.

De acordo com a subchefe de Controle e Fiscalização de CFCs, Carla Cabús, o método pode ser considerado completo em seu objetivo, que abrange a fiscalização e aprimora de maneira construtiva a formação de condutores. 

“Com o acompanhamento pedagógico, o aluno poderá verificar como foi o seu desempenho durante a aula prática. Além disso, o instrutor poderá ter um controle maior da evolução do aluno a cada aula e os pais também poderão acompanhar o processo de aprendizado dos seus filhos. Esse sistema também reflete em como a atual gestão se preocupa com a formação dos condutores que irão fazer parte do trânsito”, ressaltou Carla. 

O diretor-geral do CFC Vitória, Neto Albuquerque, enalteceu a funcionalidade do sistema e explicou que, com a nova ferramenta, o trânsito ficará cada vez mais seguro, com condutores retirando a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com mais convicção de seu aprendizado. 

“Como diretor de autoescola, considero esse sistema bastante positivo para a sociedade, porque estabelece uma maior confiança para todos os envolvidos. Com ele poderei acompanhar diretamente como as aulas estão sendo realizadas; o aluno irá visualizar suas aulas e o instrutor terá uma espécie de apostila virtual de todas as aulas dos seus alunos. Com isso, a veracidade no processo de habilitação fica mais intensa”, esclareceu o diretor.

origem: http://gazetaweb.globo.com/portal/noticia.php?c=20858

Sirlei Madruga de Oliveira
Editora do Guia do CFTV
sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.