Vídeo IP sem fio ajuda cidade caribenha a reprimir o crime

Listen to this article

A cidade de Lamentin, localizada no arquipélago francês de Guadalupe, no Caribe, tem usado uma solução de vídeo IP sem fio IndigoVision em toda a sua extensão geográfica na sua aposta ganhadora de redução do crime.

Situada perto do Parque Nacional de Guadalupe, Lamentin oferece a seus mais de 16 mil habitantes uma boa qualidade de vida, afetada em algumas áreas por criminalidade de baixo nível. A necessidade de combater comportamentos antissociais, pichações e o comércio local de drogas levou as autoridades da cidade a instalar um sistema de vigilância de última geração.

Um dos requisitos essenciais para a cidade era ter um sistema flexível que pudesse ser rápida e facilmente instalado sem qualquer interrupção ou obra de grande porte na cidade. Um sistema de vídeo IP operando em uma rede sem fio era, portanto, a solução ideal, e a IndigoVision e a Acsyss Antilles, sua Parceira Autorizada, foram escolhidas para o projeto.

Os resultados positivos foram vistos assim que o sistema foi implantado. A Escola Técnica tinha o seu sistema de vigilância, mas as áreas fora da escola estavam criando problemas para as autoridades, e as pichações e os assaltos tinham assumido uma importância especial. Como o Diretor da Escola comentou, “a colocação de uma câmera monitorada pela política nas saídas da escola dissuadiu muitos delinquentes, e tivemos assim uma redução significativa na violência e nas pichações.”

A arquitetura distribuída permite que qualquer componente (câmera, estação de trabalho de vídeo ou gravador de vídeo) seja localizado em qualquer ponto da rede sem fio. Isso possibilitou que a polícia municipal local e outras forças policiais, monitorassem e controlassem o sistema de suas estações de trabalho, embora os dois centros de controle estejam separados por mais de três quilômetros de distância. Por sua flexibilidade, o sistema poderá, no futuro, ser expandido de forma econômica para cobrir outras áreas da cidade. A expansão também pode ser temporária, o que permite que a cidade instale câmeras adicionais durante eventos especiais, como o festival anual ‘Festa da Cidade’.

Todas as câmeras instaladas são dome IP PTZ 9000 da IndigoVision, dome fixas e câmeras fixas, conectadas diretamente à rede, o que reduziu ainda mais os custos da instalação. A análise de vídeo em tempo real e a ACF podem ser ativadas nas câmeras. A ACF controla a velocidade de quadros da transmissão de vídeo com base na quantidade de movimentos na cena. Quando não está em atividade, o vídeo é transmitido em uma velocidade de quadro mínima; no momento em que se detecta qualquer movimento, o vídeo é imediatamente transmitido na taxa de quadros máxima configurada. Esse recurso, reduz de forma significativa os requisitos de largura de banda e de armazenamento de vídeo para as câmeras que geralmente monitoram cenas estáticas ou períodos de pequena atividade, como durante a noite. A cidade também está pretendendo implantar análise de vídeo em algumas câmeras para detectar automaticamente carros estacionados ilegalmente.

Os gravadores de vídeo em rede (NVRs) autônomos localizados no comando geral da polícia municipal armazenam vídeo de todas as câmeras do sistema espalhadas pela cidade por no mínimo 30 dias. As ferramentas de análise do ‘Control Center’, o software de gerenciamento de vídeo da IndigoVision, permitem que os operadores localizem rapidamente os dados relevantes no caso de incidentes. Clipes de vídeo com qualidade de evidência e marca dágua podem ser exportados para uso da polícia em investigações e ações judiciais.

 
(Portal IndigoVision/SP – 10/08/2011) 
 
 
Origem: Clipping ABESE
 
 
Engº Marcelo Peres
mpperes@guiadocftv.com.br
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?


Importante:
‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.