Milhares de webcams se tornaram públicas por erro de software

Sem saber, o conteúdo filmado pelos os proprietários das webcams TRENDnet foi transmitido publicamente sem precisar de qualquer autenticação por senha. Para acessar o conteúdo bastava saber o endereço IP e visualizar o stream. Como resultado do descuido, várias câmeras tiveram seu conteúdo disseminado na rede, como sites e fóruns de grande audiência.

Estima-se que no máximo 50 mil dispositivos sofreram com a brecha deixada pela empresa. Entre as cenas que vazaram aparecem crianças brincando e uma pessoa andando fora do chuveiro. Os responsáveis pela descoberta da situação foram os Console Cowboys, que perceberam que os dispositivos sensíveis eram facilmente encontrados e rastreados ao utilizar o endereço IP.

Para que a situação seja corrigida e o proprietário tenha seu acesso restrito novamente, é preciso uma atualização no firmware. Acredita-se que a falha começou, justamente, a partir de uma outra atualização ocorrida em 2010.
 
A TRENDnet publicou no site oficial uma breve notificação do ocorrido e explicações sobre como o usuário podem resolver. A notícia foi finalizada com o seguinte pedido de desculpas:
 
“Por mais de 20 anos, a TRENDnet construiu uma reputação de oferecer soluções confiáveis, com câmeras de segurança para consumidores em todo o mundo. Temos trabalhado duro para criar uma marca de fornecimento de rede que as pessoas confiam. A TRENDnet estende suas mais profundas desculpas aos consumidores que possam ter sido afetados por este problema”.
 
A empresa disponibilizou uma lista com todos os modelos afetados. A TRENDnet alega que as câmeras com o problema citado foram compradas a partir de abril do ano passado. A empresa ficou ciente da falha há um mês e trabalha para corrigir o problema. Infelizmente, ela não consegue entrar em contato com os consumidores não registrados.
 

Origem: www.techtudo.com.br
 
Engº Marcelo Peres
mpperes@guiadocftv.com.br
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:
‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.