Site faz streaming de 73 mil câmeras IP de segurança

Listen to this article

Sabe quando a gente fala para as pessoas que ser negligente com suas senhas é um pecado mortal? Muita gente não dá a mínima, acham que manter a padrão do roteador não pega nada porque ninguém vai pensar em acessar as configurações.

O mesmo se aplica para pessoas que insistem em usar a senha da maleta, mostrando que ainda não sabemos usar senhas de forma decente ou nem nos importamos com elas.

Só que isso tem um preço: um site provavelmente russo listou 73.011 câmeras IP de vigiância particulares em todo o mundo e está fazendo streaming delas. Hacker? Nada, seus usuários só nunca mudaram suas senhas-padrão.

O número de câmeras listadas no site insecam.com é impressionante. Como era de se esperar os Estados Unidos são os campeões, respondendo por 11.046 delas. Mas não pense que saímos incólumes: o Brasil está na 16ª posição com 1.195 dispositivos inseguros. Ao selecionar um país você escolhe qual câmera quer monitorar (por razões de segurança ele não detalha o local exato em que elas estão instaladas, somente a cidade), e o site informa ainda a marca e modelo da câmera, bem como qual o login e senha do mesmo.

Por exemplo: modelos IP da HikVision possuem por padrão usuário admin e senha 12345. Da AvTech, admin:admin. As da Panasonic sequer possuem usuário e senha padrão, cabe ao usuário definir. E quando não o fazem, o acesso é livre a qualquer um. Dá para ver de tudo: lojas, estacionamentos, vias públicas mas também halls de entrada, salas de estar, quartos… não são raras as ocasiões em que aparecem pessoas, na intimidade de seus lares ou em outros lugares.

Não se sabe quanto tempo o site ficará no ar, mas na minha opinião o recado foi dado: aprendam a usam senhas direito.

origem: http://meiobit.com/302740/site-streaming-73011cameras-ip-usuarios-nao-mudam-senha-padrao/

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Editora do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.