GuiadoCFTV – 10 anos!

Listen to this article

A data que consideramos como lançamento oficial e início das atividades do GuiadoCFTV foi o dia 26/11/2004, data na qual registramos o domínio www.guiadocftv.com.br. Apesar desta data simbólica, na verdade a ideia inicial de um portal de compartilhamento de informações sobre sistemas de CFTV surgiu bem antes, como um Hobby ainda no final dos anos 90, onde iniciamos nossas atividades de pesquisa, tradução e desenvolvimento de material relacionado a sistemas de Circuito Fechado de Televisão, pela total inexistência até então de informações sobre esta tecnologia.

Nesta época, a Internet não tinha a presença e massividade que temos hoje, e da mesma forma não existia praticamente nenhuma informação referente a sistemas de Circuito Fechado de Televisão. Inicialmente começamos a tradução de alguns manuais, artigos e informações a partir do material de alguns grandes fabricantes de sistemas de CFTV, com o teste de alguns equipamentos simples de CFTV e montagem da primeira apostila básica de sistemas CFTV. Algum tempo depois, o primeiro nome escolhido para o projeto foi CFTVBrasil, inclusive registramos o domínio www.cftvbrasil.com, porém ao tentar registrar o domínio .br, verificamos que o mesmo havia sido registrado por um colega alguns dias antes. Dessa forma a ideia de originalidade ficou prejudicada e começar já com um homônimo, mesmo que com uma proposta totalmente diferente não pareceu a melhor forma de iniciar o projeto. A partir dai buscamos uma nova proposta, uma nova denominação que traduzisse nossas ideias e nosso projeto, inspirando e concentrado em um nome conciso toda a nossa proposta. E após pensar muito e buscar essa denominação, chegamos a proposta do GuiadoCFTV, inspirada em outros portais de informação como Guia do Hardware e Clube do Hardware. Além do GuiadoCFTV, tínhamos a proposta de montar o portal www.cctvguide.net, que tinha a mesma proposta, porém com uma abrangência mundial. Porém devido a falta de tempo e demais atividades profissionais e do Guia, o projeto acabou sendo encerrado.

Logo após o lançamento do portal iniciamos o fórum, publicamos a primeira apostila, os primeiros artigos, FAQs, ferramentas, etc. Recursos que aos poucos foram cativando uma comunidade extremamente ativa e sedenta por informações, amplamente focadas e com um espírito de compartilhamento e crescimento extremamente presentes. A partir de então muitas pessoas começaram a pedir por treinamentos e cursos, e dessa forma o próximo passo foi iniciar nossos cursos ainda no ano de 2004. Logo na primeira turma, já tivemos 15 inscritos, pela nossa localização, basicamente do Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina. E nas turmas seguintes em 2005 tivemos participantes de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, etc. Não tardou aos pedidos se concentrarem em outras localidades e naturalmente surgir a necessidade de ministrar os treinamentos em outros locais. Nesse meio tempo, já no ano de 2006, houve a necessidade de alçar voos mais altos e fazer a transição de uma atividade paralela e transformar a ideia em uma empresa.

Logo os treinamentos foram se espalhando por Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, etc. Da mesma forma, não tardaram a surgir oportunidades fantásticas de treinamentos fechados para equipes e empresas, e a partir dai um hobby, uma atividade secundária passou a ser nossa atividade principal. Em meio aos treinamentos, passamos a ampliar nossas atividades, incluindo em nosso portfólio de serviços a consultoria, suporte técnico e projetos.

Ao longo deste período realizamos treinamentos e palestras em alguns dos principais eventos de segurança eletrônica e redes, como na EXPOSEC, ISC BRASIL, NETCOM, FUTURECOM, IP CONVENTION, etc. Contando com uma audiência e público altamente qualificado e participativo, instigando novos conceitos, ideias e tendências de mercado e tecnologia.

Como resultado de nosso trabalho tivemos o privilégio de ministrar treinamentos, realizar projetos e consultorias em algumas das principais empresas do Brasil, incluindo as gigantes VALE, PETROBRAS, GERDAU e GRUPO EBX, Brasken redes bancárias como o SICREDI, SESI, indústrias como a Oxiteno, além de órgãos governamentais como POLÍCIA FEDERAL, AERONAUTICA, TRT, TRE, CEEE-RS, entre muitas outras empresas públicas e privadas de diversos portes.

Ao longo destes 10 anos tivemos também a oportunidade de fazer muitos amigos, conhecer alguns dos profissionais e empresas mais qualificadas do mercado, aprendendo muito, compartilhando conhecimento e buscando novas soluções e tecnologias em diversos projetos, negócios e oportunidades. Neste período de alto nível de atividade e intensidade, as diversas pessoas que se tornaram nossos amigos e amigas são o principal legado do GuiadoCFTV, e a contribuição de cada um deles, tornou possível que este projeto, esta empresa prosperasse e se mantivesse ativa e relevante para o mercado, sempre evoluindo e convergindo para um mercado mais profissional e consciente.

Mas como todas as empresas, também tivemos nossos problemas, e também os “parceiros” que se valeram de nosso trabalho e recursos para fechar negócios, obter lucro e se promover. Mas este é um capítulo muito pequeno e irrelevante para ser merecedor de maiores comentários, basta a certeza de que todas as ações recebem as devidas reações, seja para o bem ou para o mal.

Mas o resultado deste trabalho nos forneceu a certeza de que temos muitos e muitos amigos, muito a aprender com eles, muito a desenvolver e também muito a dedicar ao mercado de segurança eletrônica. Tivemos a oportunidade de acompanhar a explosão do uso do Circuito Fechado de Televisão no Brasil e no mundo, presenciando a evolução da tecnologia e know-how do mercado e vislumbrando um mercado com crescimento evolutivo e amplas perspectivas de desenvolvimento tecnológico, de aplicação e de negócios.

O ano de 2015 será muito especial para nós, temos programados vários lançamentos e novidades, os quais esperamos que sejam bem recebidos e continuem a ajudar aos nossos amigos e contribuir com o mercado nacional e mundial de segurança eletrônica, redes e tecnologia.

A todos os nossos amigos o nosso agradecimento pela audiência, comprometimento, apoio e amizade, e que nos próximos anos possamos seguir e continuar desenvolvendo nosso trabalho.

Um grande abraço

Marcelo Peres

www.GuiadoCFTV.com.br

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.