Câmeras diminuem crimes em até 70%

Listen to this article

A tecnologia é aliada na resolução de crimes com o videomonitoramento. No Grande ABC, as câmeras diminuem em até 70% os índices de criminalidade dos pontos onde estão instaladas.

Em Santo André são 46 equipamentos de segurança e 12 de trânsito instalados nos principais pontos da cidade. Entre eles estão a Avenida Coronel Oliveira Lima, Rua Gertrudes de Lima, Avenida Industrial, Rua das Figueiras, Praça Presidente Kennedy, entre outros.

Durante o ano passado, foram registradas 756 ocorrências pela Central de Monitoramento, que funciona 24 horas. Em janeiro são 70.

O secretário de Segurança Urbana e Comunitária José Luiz Martins Navarro afirma que a redução dos índices criminais chega a 70% na cidade. “O sistema é eficiente porque, quando instalo a câmera, não preciso ter um guarda-civil ou policial no local. De imediato, quando os guardas que estão na central detectam a ocorrência, chamam a GCM (Guarda Civil Municipal) ou a PM (Polícia Militar), dependendo da gravidade.

O comandante da PM no Grande ABC, coronel Marcelo Cortez Ramos de Paula, também tem interesse na modernização do sistema. Há planos de implantar o Projeto Radar na região, que consegue identificar se um carro é roubado por meio da placa filmada pela câmera. “Para isso seria necessário adquirir equipamentos com a tecnologia OCR, que possibilita a transformação de imagem em texto. Já estou conversando com os prefeitos das cidades sobre o assunto”, disse.

origem: http://www.dgabc.com.br/Noticia/1232900/cameras-diminuem-crimes-em-ate-70?referencia=Noticia-editoria

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Editora do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.