5 recursos que todo sistema de monitoramento deveria ter

Sistemas de controle são importantes demais e levam muito tempo para chegarem a ser parte do seu fluxo de trabalho para deixá-los ao acaso

De todas as medidas que devemos implementar em nossas infraestruturas para mantê-las em funcionamento, o sistema de monitoramento é uma das mais críticas e, no entanto, uma das mais negligenciadas. Construir um sistema de monitoramento contínuo para avisá-lo de uma indisponibilidade ou problema iminente, ajuda a escolher rapidamente a solução para um desastre em andamento, ou a solução para problemas de desempenho. No entanto, os calendários de implementação de aplicativos e atualizações de infraestrutura  muitas vezes acabam empurrando a implementação e a manutenção dos sistemas de monitoramento para segundo plano.

Não importa que tipo de sistema de monitoramento você opte por usar, muito raramente eles são turn-key, do tipo configurar e esquecer. A menos que você tenha um ambiente extremamente simples, o acompanhamento de todos os detalhes importantes e a eliminação de distrações desnecessárias e falsos positivos pode ser um processo muito demorado e contínuo.

É importante ser capaz de dimensionar suas opções desde o início e certificar-se de que o tempo que você investirá na ferramenta preferida será um tempo bem gasto. Baseado em minhas experiências de trabalho com uma variedade de pilhas de monitoramento, elaborei uma lista de cinco itens que todo pacote de monitoramento em um ambiente suficientemente complicado deve ser capaz de fazer, se corretamente configurado. Se você identificar a falta algum deles durante a implementação do sistema escolhido, não perca tempo. Arregace as mangas e corrija antes que seja tarde demais.

No. 1 : Vários colecionadores redundantes

No. 2 : Excelente capacidade gráfica

No. 3 : Fácil supressão de eventos

No. 4: Múltiplos métodos de coleta de dados

No. 5 : Facilidade de integração e extensão

No final do dia, a escolha de qual aplicativo de monitoramento deve ser usado vai depender do que você quer realizar. Alguns serão melhores no monitoramento de ambientes predominantemente Linux, em vez de ambientes Windows. Alguns são melhores em redes e infraestrutura de aplicações. No entanto, o que você escolher deve ser capaz de verificar os cinco itens que listei acima.

origem: http://computerworld.com.br/tecnologia/2015/02/16/5-recursos-que-todo-sistema-de-monitoramento-deveria-ter/

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Editora do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.