Câmeras serão instaladas em quase 100 escolas de Porto Alegre

Listen to this article

Prefeitura promete que 98 instituições terão a tecnologia até metade do ano.
Câmeras ajudam a diminuir assaltos, além de brigas e fugas de alunos.

âmeras de segurança instaladas em escolas municipais de Porto Alegre têm ajudado a reduzir o número de assaltos e problemas com estudantes, como brigas e fugas das aulas. Até agora, a tecnologia está presente em 81 das 98 instituições. A promessa da prefeitura é que o projeto esteja 100% concluído até a metade do ano, como mostra a reportagem do Bom Dia Rio Grande, da RBS TV (veja o vídeo).

As câmeras ficam nos corredores, pátios e portões de entrada e saída de cada instituição. Dentro da sala de aula, não é permitido o monitoramento, conforme um decreto municipal para escolas públicas. Em um colégio no bairro São José, a direção registrava uma média de um arrombamento por mês. A realidade mudou com o uso da tecnologia.

Na escola Dolores Alcaraz Caldas, bairro Jardim Ipiranga, um homem foi flagrado ao entrar no pátio. Ele vai direto na câmera de segurança e, com um alicate, rompe a grade de ferro que protegia o equipamento. As imagens ficaram armazenadas no Centro Integrado de Comando de Porto Alegre (Ceic).

Além dos assaltos, as câmeras servem para monitorar brigas e fugas de estudantes. Em uma das imagens, um aluno é flagrado tentando pular para o lado de fora do pátio. Já na escola Lidovino Fanton, no bairro Restinga Velha, foi possível identificar os envolvidos em uma confusão. Dois meninos trocaram socos no corredor e foram filmados pelos equipamentos

origem:

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Editora do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.