Muralha eletrônica funciona há três meses

Listen to this article

São 170 pontos de monitoramento, formados por 70 radares inteligentes e 1.114 câmeras de segurança

Sorocaba conta com 170 pontos de monitoramento, formados por 70 radares inteligentes e 1.114 câmeras de segurança da GCM, Urbes e de próprios municipais que cercam a cidade, compondo a Muralha Eletrônica, sistema que visa garantir a segurança da população. Além de controlar a velocidade, esse sistema, integrado entre Urbes – Trânsito e Transportes e Guarda Civil Municipal (GCM), também permite identificar placas de veículos roubados, locais de acidentes, condições de tráfego e monitorar a quantidade de veículos que circulam pelas vias. De acordo com o prefeito Antonio Carlos Pannunzio (PSDB), duas quadrilhas já foram presas por causa do sistema implantado na cidade. “Agora Sorocaba possui pontos de alerta. Com esse sistema, os meliantes estão insalubres em nossa cidade”, frisa.

O sistema utilizado é o de Leitura Automática de Placas (LAP), que está em funcionamento há cerca de três meses. As informações captadas pelos radares e câmeras vão para a Central de Monitoramento da GCM, onde são armazenadas e espelhadas para o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) de Sorocaba. Segundo Pannunzio, a principal diferença do sistema é que os veículos não precisam praticar irregularidades para serem identificados. “Isso nos permite atuar de forma inteligente, verificando comportamentos irregulares de alguns veículos, como quando um carro passa várias vezes por um mesmo local”, exemplifica.

O sistema já identificou dois carros roubados nas últimas semanas. O primeiro foi no dia 24 de abril, quando uma jovem de 20 anos foi presa pela Polícia Militar por estar dirigindo o carro roubado, próximo ao Jardim Ipiranga. O veículo foi capturado por um radar inteligente que rapidamente acusou a localização do veículo. Já o outro ocorreu na avenida Dom Aguirre, no dia 7 de maio, quando os radares da avenida identificaram um carro que havia sido roubado na semana anterior, no bairro Pirituba, em São Paulo. A Polícia Militar também conseguiu interceptar o veículo com dois rapazes, um de 26 anos e outro de 17 anos.

origem: http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia/611107/muralha-eletronica-funciona-ha-tres-meses

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Editora do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.