Implante permite tetraplégico acionar braço mecânico com o pensamento

Listen to this article

Microeletrodos implantados no córtex posterior captam intenção de paciente.
Movimento é mais fluido do que o de experimentos prévios, dizem cientistas.

Um novo tipo de implante cerebral demonstrou conseguir captar a intenção de um paciente tetraplégico de movimentar seu braço mecânico, o que representa uma grande promessa para as pessoas amputadas ou paralisadas, anunciaram pesquisadores nesta quinta-feira (21).

Erik Sorto, de 34 anos, é “a primeira pessoa no mundo que tem uma prótese neurológica implantada em uma região do cérebro onde são geradas as intenções”, destaca o estudo publicado na revista especializada Science.

Sorto, que ficou paralisado do pescoço para baixo aos 21 anos devido a um ferimento a bala, agora consegue fazer gestos como um aperto de mãos, beber de um copo e até mesmo brincar de “pedra, papel ou tesoura” com o braço mecânico.

Outras tentativas de usar implantes cerebrais para controlar próteses já tinham sido feitas anteriormente, colocando o mecanismo no córtex cerebral motor que controla os movimentos.

Esta experiência foi feita com a implantação de duas séries de microeletrodos no córtex parietal posterior (CPP). Esta região do cérebro processa o planejamento de movimentos como alcançar e segurar.

Sorto recebeu seu implante cerebral em 2013 e desde então tem praticado com ele no centro de reabilitação Rancho Los Amigos para aprender a controlar um braço mecânico que não está preso ao seu corpo.

Ele conseguiu controlar o braço na primeira tentativa, cerca de duas semanas após a cirurgia cerebral.

“Fiquei surpreso com a facilidade”, disse Sorto. “Brinco dizendo que quero conseguir beber minha própria cerveja, no meu ritmo (…) Penso que se fosse suficientemente seguro, adoraria cuidar de mim mesmo: fazer a barba, escovar os dentes. Realmente sinto falta desta independência”.

O teste clínico foi feito em colaboração entre a Caltech, a escola de medicina Keck da Universidade do Sul da Califórnia (USC) e o centro de reabilitação.

origem: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2015/05/implante-permite-tetraplegico-acionar-braco-mecanico-com-o-pensamento.html

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Editora do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.