Unidade prisional na capital tem projeto piloto de monitoramento por câmeras

Listen to this article

São 16 câmeras instaladas em pontos estratégicos na unidade prisional Aruana, em Porto Velho, que faz parte do projeto Sentinela – referência ao significado indígena do nome Aruana. A penitenciária é a primeira unidade prisional vídeo-monitorada do Estado de Rondônia, com o formato de vigilância em tempo real 24 horas por dia.

O objetivo é combater a entrada de objetos proibidos como armas, celulares,  entorpecentes, facilitação de fugas e até mesmo rebeliões. As câmeras monitoram não só os passos dos 140 reeducandos que estão hoje na unidade, mas também o comportamento dos agentes de disciplina e agentes penitenciários. A medida visa intensificar a fiscalização e dar mais transparência ao sistema, pioneiro no estado.

Adriano Furtunato, diretor da Penitenciária Estadual Aruana, afirma que antes a vigilância era apenas física, o que necessitava de um maior desdobramento das equipes de segurança. ”Hoje, com o sistema, são mais “olhos” em todos os locais das carceragens, sem contar que só dos apenados verem a câmera, isso já tem inibido muita ação delituosa, e as atividades ficam mais seguras. É a tecnologia auxiliando na vigilância interna e externa da unidade”, relatou.

Na unidade existe uma Central de Vigilância e monitoramento, onde servidores fazem o acompanhamento em tempo real do sistema. Observando possíveis anormalidades da rotina carcerária, o agente anota e repassa as informações imediatamente a direção. Só pessoas autorizadas têm acesso ao setor.

origem: http://www.rondoniaovivo.com/noticias/unidade-prisional-na-capital-tem-projeto-piloto-de-monitoramento-por-cameras/130055#.VVOca_A0-Hk

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Editora do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.