Com novo sistema de videomonitoramento, Basílica de Nossa Senhora Aparecida potencializa serviço de segurança e reprime furtos

Listen to this article

Uma nova plataforma de videomonitoramento unificada foi implementada na Basílica, com o software da Genetec Security Center 5.2 promovendo a gestão de 160 câmeras IP e disponibilizando novos recursos de visibilidade e controle de acesso ao Santuário.

Nova Central de Monitoramento
A Basílica conta com uma sala de segurança específica para a Central de Monitoramento de Vídeo. As equipes de segurança monitoram durante 24 horas por dia – por meio das seis telas (vídeowall) – as áreas internas e externas do Santuário. O software da Genetec faz a gestão centralizada das imagens e informações capturadas pelas 160 câmeras IP que compõem o atual parque de CFTV – Circuito Fechado de Televisão. O sistema antigo contava com 40 câmeras analógicas e 10 IP e vários DVRs.
 
Tecnologia como diferencial
O sistema atual de videomonitoramento segue o conceito da diretoria da Basílica – de sempre optar pelos melhores materias e equipamentos “best of breed” – com uma visão de futuro e longevidade do Santuário. Vista com bons olhos a adoção de tecnologias de ponta, o Santuário além de receber um novo sistema de video surveillance, está ganhando um Canal de TV Web, um sistema de áudio digital e, a Rede de TV APARECIDA (que chega a 70 milhões de pessoas), está migrando para plataforma digital, com som e imagem em alta definição.
 
No segundo maior templo católico do mundo – menor apenas que a Basílica de São Pedro no Vaticano -, o santuário de Nossa Senhora da Aparecida conta com câmeras espalhadas pelo interior da Basílica, no subsolo onde fica a Sala das Promessas, na Capela dos Batizados, no salão dos romeiros, na torre, no museu, no CAR (Centro de Apoio aos Romeiros), em áreas administrativas, em partes do estacionamento etc.
Com o sistema de monitoramento que abrange mais de 80% da área povoada do Santuário – de quase 300 mil metros quadrados, sendo 23 mil de área construída e 272 mil de estacionamento -, o software da Genetec faz a gestão unificada das câmeras e incrementa recursos inovadores de controle e visibilidade. O Security Center 5.2, por exemplo, traz funcionalidades de bloqueio de acesso aos vídeos por pessoas não-autorizadas (chamado de Câmera Block) e integra uma plataforma de segurança para controle de acesso de veículos, com destaque para o reconhecimento de placas.
O Security Center permite associar uma ou mais câmeras (que monitoram portas, elevadores, áreas internas, externas etc) e possibilita visualizar os relatórios de vídeo por eventos ou por controle de acesso. Também, o software agrega o recurso “Nível de Ameaça” que estabelece políticas de segurança para restringir ou permitir acesso de pessoas autorizadas a áreas específicas e é capaz de unificar sistemas independentes em um grande sistema virtual (Federação), o que facilita a gestão do sistema global de video surveillance.

origem: http://www.segs.com.br/demais/44959-com-novo-sistema-de-videomonitoramento-basilica-de-nossa-senhora-aparecida-potencializa-servico-de-seguranca-e-reprime-furtos.html

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Editora do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.