Cunha pede e câmeras de monitoramento em residência oficial focam “pontos cegos”

Listen to this article

Incomodado com o monitoramento, o presidente da Câmara pediu há 15 dias a retirada de câmeras da residência oficial

Depois de ter seu gabinete vasculhado pela Justiça, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), tem aumentado os cuidados com a privacidade e dado trabalho ao Departamento de Polícia Legislativa (Depol), instituição responsável pela segurança da Câmara e do Senado.

Há 15 dias, incomodado com a presença ostensiva de câmeras na residência oficial, onde mora desde que tomou posse, em fevereiro, Cunha pediu a retirada dos equipamentos. A direção do Depol se posicionou contra à retirada, já que no entender dos policiais, não havia como garantir a segurança do chefe de um dos poderes sem o monitoramento por meio das imagens.

Diante do impasse, os policiais tiveram de fazer um “redirecionamento” das câmeras de vigilância, apontando os equipamentos para pontos cegos da residência oficial, localizada no Lago Sul, bairro nobre de Brasília, em um local conhecido como Península dos Ministros.

As câmeras são espalhadas pelas áreas internas da Casa, pelos jardins, piscinas e na frente da casa.

Trata-se de uma área de segurança, já que abriga além da casa oficial da Câmara, as residências oficiais do Senado, hoje ocupada por Renan Calheiros (PMDB-AL), além de casas de ministros e embaixadas.  

Citado pela Operação Lava Jato, Cunha teve seu gabinete revistado em uma ação de busca e apreensão autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, relator do inquérito que apura o esquema de propina instaurado na Petrobras.

A busca foi pedida pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, a quem Cunha acusou de ter uma “querela pessoal” com ele. A justificativa de Janot para no pedido era de apreender registros de informática da Câmara dos Deputados em busca de provas contra Cunha.

origem: http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2015-06-03/cunha-pede-e-cameras-de-monitoramento-em-residencia-oficial-focam-pontos-cegos.html

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Editora do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.