Polícia Militar do Piauí anuncia mais investimentos em tecnologia

Listen to this article

Cresce a utilização da tecnologia, com o uso de câmeras, como aliadas da segurança. Elas são usadas para diminuir os índices de criminalidade, fazer monitoramento do trânsito, mapeamento das zonas com maior incidência de violência, identificação da forma como foi praticado um crime, ou ainda, no auxílio das investigações de inquéritos policiais.

De acordo com o comandante da Polícia Militar do Piauí, coronel Carlos Augusto, existe no estado o programa Guardião Eletrônico. Implantado em 2010 em parceria da PM-PI com Centro de Monitoramento e Controle (Cemcop), o programa conta com 30 câmeras e tem por objetivo inibir crimes e monitorar pontos estratégicos da cidade.

Porém, existe um programa em andamento, para que seja instalado um novo sistema de videomonitoramento com 400 câmeras espalhadas por toda Teresina.

“Para 2015, temos a previsão de ser instalada o Sistema de Comando e Controle, em convênio do Governo do Estado do Piauí e Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp), que é um projeto inspirado no centro de controle utilizado durante a Copa do Mundo.

Com esse sistema, temos a previsão de instalar 400 novas câmeras na capital e integrar todas forças de segurança como Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Corpo de Bombeiros e SAMU. Nós temos a intenção de ampliar o projeto junto às prefeituras municipais do interior para que possamos nos fazer mais presentes no atendimento ao cidadão em todo estado”, afirmou o coronel.

Sistema de Monitoramento Eletrônico – OCR, em que a câmera identifica a placa do veículo, faz a busca no banco de dados e revela se aquele automóvel é roubado e imediatamente emite um alerta para a central de monitoramento. O equipamento será instalado nas principais vias de acesso da capital e há projeção futura para atender todo o Estado.

“O sistema traz vários serviços de policiamento como o Centro Integrado de Comando e Controle. Nesse espaço nós vamos ter diversas forças policiais que vão coordenar as ocorrências e distribuir para cada instituição específica. Além disso, nós teremos o monitoramento das áreas com um pessoal específico acompanhando tudo online.

origem: http://www.meionorte.com/noticias/policia/policia-militar-do-piaui-anuncia-mais-investimentos-em-tecnologia-273356

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Editora do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.