CÂMERAS PRIVADAS SERÃO MONITORADAS PELA POLÍCIA

Listen to this article

Autoridades policiais apontam a importância da utilização de câmeras de segurança para inibir a criminalidade. Câmeras privadas podem fortalecer o monitoramento

Um projeto da Secretaria de Segurança do Paraná, que começou por Curitiba e deve chegar aos demais municípios do Paraná, utiliza imagens de câmeras de segurança de empresas privadas – como bares, casas noturnas e shoppings – para fortalecer a segurança.

O monitoramento por câmeras de segurança em Ponta Grossa deve contar com novos equipamentos, a partir de parcerias público-privadas, em empresas no Distrito Industrial, segundo o secretário de Segurança Pública de Ponta Grossa, Ary Lovato. Os contatos iniciais foram realizados e podem fortalecer a segurança do município, com a instalação e compra dos aparelhos realizadas pela secretaria, enquanto a manutenção seria feita pelos empresários.

Atualmente, o município é vigiado por 36 câmeras públicas durante 24 horas por dia, com três guardas acompanhando as imagens. O número de equipamentos de vigilância ainda é reduzido, embora seja uma eficiente ferramenta na prevenção e combate ao crime, além de serem importantes para ajudar a resolver investigações da Polícia Civil.

O empresário Hélio Sacchi, dono de uma rede de postos de combustível, possui uma central com 16 câmeras fiscalizando seus estabelecimentos. Os postos são constantes vítimas de assaltos – foram dois apenas na última semana – e, segundo Sacchi, com a mesma pessoa praticando o crime. “Seria muito útil se compartilhássemos nossas imagens com a central da Guarda, porque teríamos um monitoramento direto e reforçaria a segurança da cidade”, defendeu Hélio.

A eficiência da utilização de câmeras para fortalecer a segurança do município é unanimidade entre autoridades policiais. O comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar, major Edmauro Oliveira de Assunção, destaca que a utilização de tecnologia na segurança é sempre bem visto. “As câmeras foram instaladas recentemente e, além de atuar como ferramenta de repressão, também tem caráter preventivo”, afirma o major. Ele aponta que as câmeras muitas vezes evitam que o crime aconteça.

O delegado Maurício de Souza, da 13º Subdivisão Policial, também destacou a importância da utilização de câmeras de segurança. “As primeiras medidas adotadas após um crime é utilizar imagens de câmeras para auxiliar na identificação de suspeitos”, explica o doutor Maurício. O delegado afirma que quanto maior o número de câmeras disponíveis, sendo públicas ou privadas, melhor é para o decorrer das investigações.

SEGURANÇA
Proposta pretende ampliar áreas vigiadas
A Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná está na fase final dos procedimentos para que o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) seja utilizado como ferramenta policial 24 horas por dia. A estrutura do Centro permite videomonitoramento por meio da interligação com câmeras de segurança públicas e privadas. São 2 mil câmeras públicas que já estão integradas e que, por meio de profissionais operadores de inteligência, poderão auxiliar em tempo real o policial que estiver atendendo uma ocorrência. Em um primeiro momento, o trabalho de segurança pública a partir do Centro Integrado, com esse novo conceito, começa por Curitiba e Região Metropolitana, na primeira semana de agosto. As câmeras de segurança instaladas em bares, restaurantes e casas noturnas vão auxiliar o trabalho das corregedorias das Polícias Civil e Militar em eventuais ocorrências envolvendo policiais.

origem: http://arede.info/jornaldamanha/editorias/cotidiano/cameras-privadas-serao-monitoradas-pela-policia/

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Editora do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.