Juiz de Fora fecha convênio com aplicativo Waze para melhorar trânsito

Listen to this article

Prefeitura passará a incluir informações sobre o trânsito para melhor orientar os motoristas e, em contrapartida, poderá colher dados para melhorar o planejamento do tráfego

A Prefeitura de Juiz de Fora, na Zona da Mata, lançou nesta terça-feira (27) com o Waze, aplicativo de localização que conta com informações sobre o trânsito compartilhadas em tempo real por seus usuários. O objetivo é auxiliar a população na hora de escolher o melhor trajeto e, em contrapartida, colher dados sobre o trânsito da cidade.

Uma coletiva de imprensa foi montada na tarde desta terça para anunciar a assinatura do convênio com o aplicativo e lançar o Centro de Controle e Monitoramento (CCM), que contará com dez câmeras instaladas em cruzamentos estratégicos da cidade. A central de monitoramento será responsável por atualizar detalhes sobre o trânsito no Waze.

“O poder público passa a inserir para os usuários os dados que receber da polícia, dos agentes de trânsito, da Secretaria de Obras, da empresa de saneamento etc. Não serão apenas coisas momentâneas, mas também obras, feiras e outros eventos que ocorrem sempre em determinado dia. Isso será inserido de forma oficial no aplicativo para orientar os nossos motoristas nas melhores rotas no dia a dia”, explicou o secretário de Transporte e Trânsito (Settra), Rodrigo Tortoriello. 

Ao todo 50 cidades do mundo já trabalham em parceria com o município, sendo que Juiz de Fora é a quarta cidade do brasileira, se juntando a Vitória, capital do Espirito Santo, ao Rio de Janeiro e Petrópolis, ambas no estado do Rio. 

“Em contrapartida a Prefeitura terá como coletar os dados gerados pelo Waze, como por exemplo quantos veículos fazem determinado trajeto, a velocidade média, entre outras informações”, afirmou o secretário. Estes dados serão utilizados no futuro pelo município no planejamento de obras e operações especiais de trânsito. 

O gerente de parcerias do Waze, Miguel Guevara Torres, participou da coletiva de imprensa por meio de uma videoconferência, direto dos Estados Unidos. 

origem: http://www.otempo.com.br/cidades/juiz-de-fora-fecha-conv%C3%AAnio-com-aplicativo-waze-para-melhorar-tr%C3%A2nsito-1.1151166

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Editora do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.