ASIS Internacional, (ISC)² e ISACA se unem para criar normas de conscientização de segurança

Listen to this article

Associações de segurança física, cibersegurança e segurança da informação assinaram um memorando de entendimento para criar um guia de boas práticas de segurança

A ASIS Internacional, a (ISC)² e a ISACA, associações profissionais de segurança da informação, cibersegurança e segurança física, assinaram um memorando de entendimento para desenvolver Normas de Conscientização de Segurança para o mercado americano. Essas normas servirão de guia para ajudar as organizações de todos os tamanhos a maximizar a proteção de pessoas, propriedades e ativos.

Em um mundo cada vez mais interconectado e complexo, os setores público e privado enfrentam desafios eletrônicos e físicos crescentes para proteger suas informações pessoais, transações de negócios e infraestrutura crítica. Dada a convergência dos riscos e a diminuição da distinção entre segurança física, cibersegurança e segurança da informação, é essencial que as organizações de todos os tipos e tamanhos tenham as melhores ferramentas à sua disposição para promover alertas de segurança de uma perspectiva holística.

“O elemento humano é central para qualquer estratégia de segurança de sucesso. Ao promover uma ‘cultura para a sensibilização de segurança’, as organizações podem prevenir problemas proativamente que as impedem de atingir seus objetivos de negócio”, disse Marc H. Siegel, comissário da ASIS Global Standards Initiative. “As normas propostas irão integrar a segurança física, a cibersegurança e a segurança da informação em práticas de gerenciamento de risco e negócios do dia a dia. Irá enfatizar que todos na organização fazem parte das ameaças de segurança e também parte da solução”, ressalta.

O padrão focará em medidas de gerenciamento multidisciplinares, assim como programas de treinamento e conscientização para ajudar as organizações e seus parceiros a se preparar e minimizar a possibilidade de um evento indesejado, assim como responder e se recuperarem diante de um incidente de segurança.

Os tópicos de discussão relacionado às normas de conscientização irão incluir segurança física, segurança da informação, cibersegurança, redes wireless, segurança de senhas e segurança de ativos intangíveis, como marca, reputação, compartilhamento de arquivos, propriedade intelectual e de imagem.

As três associações irão formar um comitê técnico conjunto e um grupo de trabalho para desenvolver essas normas, solicitando contribuições de especialistas de segurança de todo o mundo. A princípio, o comitê irá trabalhar baseado nos processos de desenvolvimento de padrão da ASIS para desenvolver um padrão nacional americano que, no futuro, poderá ser aplicado em qualquer lugar do mundo.

“Combinar o conhecimento dos nossos membros e líderes irá ajudar as organizações e seus parceiros a avaliar os riscos e desenvolver planos e procedimentos para gerenciamento de riscos e proteção das suas pessoas e ativos tangíveis e intangíveis”, disse Chritos Dimitriadis, presidente internacional da ISACA.

A formação do comitê técnico tem previsão de começar em Abril.

origem: http://www.revistadigitalsecurity.com.br/2016-03-asis-internacional-isc%C2%B2-e-isaca-se-unem-para-criar-normas-de-conscientizacao-de-seguranca-21169


Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

sirlei@guiadocftv.com.br
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?


Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.