Barra em Dia: Big Brother para combater o crime

Listen to this article

A central de monitoramento será instalada na área de um centro comercial, em espaço cedido em comodato, e será operada de forma 100% privada

Foi acertada na última sexta a instalação de uma megaestrutura de monitoramento que integrará todas as câmeras de vigilância pré-instaladas em shoppings, condomínios, hotéis e, algumas, em lugares públicos. Entidades como a Câmara Comunitária, Barra Alerta, Associação Hoteleira, além de diversas associações de moradores e comerciais, resolveram reagir contra a passividade do poder público e se mobilizaram para combater a onda de violência que assola o bairro. A criminalidade aumentou com a migração de criminosos após a implantação das UPPs.

A central de monitoramento será instalada na área de um centro comercial, em espaço cedido em comodato, e será operada de forma 100% privada. Uma ONG está sendo criada, formada pelos presidentes das entidades. Todas as decisões serão tomadas de forma colegiada. A central receberá imagens de câmeras públicas e privadas, totalizando mais de 100 pontos de visualização na Barra e no Recreio.

Uma verdadeira federação de entes privados. O investimento inicial e o primeiro ano de manutenção já estão assegurados por dois patrocinadores. O primeiro aporte é de R$ 500 mil em equipamentos e custo de instalação. O plano inclui o aumento do número de câmeras mensalmente.
Este monitoramento alimentará com informações as polícias Civil e Militar, com funcionamento integrado 24 horas. 

O Governador Luiz Fernando Pezão já foi informado da criação desta central e delegou ao Chefe da Casa Civil e ao procurador Leonardo Espíndola a tarefa de fazer a integração do setor de segurança com as entidades. A Barra cresceu com a mobilização histórica da sociedade civil organizada. O sucesso da Península, um bairro auto-suficiente na privatização de serviços comunitários serviu como exemplo.

O Secretário municipal de Turismo, Antônio Pedro Figueira de Melo, adotou a Barra. Além de lançar o mapa e guia da região, vai divulgar o revéillon dos hotéis. Na foto com Guilherme Paulus, presidente da operadora CVC, que vendeu mais de 1.500 pacotes para o ano novo nos hotéis da área.

origem: http://odia.ig.com.br/noticia/rio-de-janeiro/2015-12-02/barra-em-dia-big-brother-para-combater-o-crime.html

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Editora do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.