Monitoramento com câmeras deve controlar trânsito em Petrolina, PE

Listen to this article

Central de monitoramento já está em funcionamento na cidade.
Objetivo é garantir maior segurança e fluidez no trânsito.

Já está em funcionamento em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, a Central de Monitoramento com Câmeras, que tem como função garantir mais segurança no trânsito da cidade. Inicialmente, o projeto foi implantado em quatro pontos do município.

Segundo a Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC), as câmeras estão localizadas nas Avenidas Guararapes, Joaquim Nabuco e Fernando Goes. “Elas já estão funcionando. Fizemos os testes e estamos agora nos últimos ajustes. São quatro câmeras pegando lugares diferentes da área central da cidade. Mas, em um dos pontos da Avenida Guararapes, a câmera consegue monitorar também um trecho da Avenida Souza Filho, porque tem um alcance maior, com um giro de 180º”, explica o diretor-presidente do órgão, Paulo Valgueiro.

De acordo com a EPTTC, a área foi escolhida para a instalação das câmeras porque é a região onde acontecem os maiores números de incidentes com infrações de trânsito e acidentes. “Temos a retenção de veículos e com o equipamento vamos conseguir direcionar os agentes de trânsito de forma mais rápida quando tiver uma ocorrência. Nós acionamos a viatura através de rádio e o encaminhamento é feito até o ponto”, detalha Valgueiro.

As câmeras funcionam 24 horas por dia e permitem controlar tanto a segurança no trânsito em geral, verificando se há algum veículo quebrado e tomar medidas rápidas para evitar engarrafamento, assim como fiscalizará infrações de trânsito.

“Com as câmeras temos um alcance nítido dos veículos e das possíveis situações. Em uma faixa de 100 metros é possível identificar infrações e fazer a leitura da placa do carro. Nosso objetivo é garantir em tempo real a fiscalização das vias em relação a acidentes, segurança dos pedestres e condutores. Mas, se for o caso, se na região não tiver nenhum agente, podemos fazer a autuação com base nas imagens das câmeras”, assegurou o diretor-presidente.

Entre as infrações que podem ser registradas está estacionar no acostamento, falar ao celular enquanto dirige, parar em local proibido, falta do uso do cinto de segurança e avançar sinal vermelho.

A proposta deve ainda ser ampliada para outros locais. “Dentro das nossas condições, estamos estudando outros pontos. Consolidando as quatro primeiras câmeras, vamos estender para outras áreas”, disse Paulo Valgueiro.

origem: http://g1.globo.com/pe/petrolina-regiao/noticia/2015/11/monitoramento-com-cameras-deve-controlar-transito-em-petrolina-pe.html

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Editora do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.