Prisão norte-americana monitora expressão facial de detentos através de câmeras

Listen to this article

Centro de detenção em Massachussets é composto por 12 pavilhões e conta com mais de 100 câmeras Axis que permitem observar detalhadamente as emoções dos rostos dos detentos

Com uma proporção de 3 presos para cada 1 guarda, o Centro de Correção do Condado de Worcester, em Massachussets, nos Estados Unidos, conseguiu garantir a segurança dos internos e dos funcionários através de um monitoramento meticuloso: os agentes penitenciários utilizam câmeras megapixel com zoom suficiente para observar as expressões faciais dos detentos durante um conflito, atuando antes que o incidente alcance maiores proporções.

Além do monitoramento em tempo real, a instituição recorre às imagens gravadas em investigações que visam a identificar presos envolvidos em incidentes e, assim, aumentar a pena quando necessário. Em um dos casos, os vídeos ajudaram os investigadores na identificação de membros de facções rivais em meio a uma briga que terminou com um esfaqueamento. Como resultado, os participantes foram acusados formalmente perante a justiça e receberam uma sentença adicional.

“Se alguém golpeia outra pessoa e capturamos esta emoção, após o ocorrido é possível observar não só a ação, mas a intenção”, comenta o Diretor de Tecnologia de Informação e Oficial de Segurança da Informação para o Centro de Correção do Condado de Worcester, Maurice Myrie.

A penitenciária conta com mais de 100 câmeras Axis Communications, incluindo modelos megapixel e antivandalismo, transformando a instalação em um modelo para outros países. “Uma vez instaladas as câmeras, conseguimos cobrir quase todos os locais onde um detento poderia se esconder para fazer algo errado”, ressalta Myrie.

No futuro, o material obtido também poderá ser utilizado como parte de um programa de capacitação de novos guardas, pois é possível acompanhar sequências de acontecimentos reais e observar como os oficiais reagiram diante de cada situação particular e ajudar os novos profissionais na preparação para o cotidiano da instituição, ensinando o que fazer quando enfrentarem situação similar. 

origem:

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Editora do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.