Câmeras de monitoramento são instaladas em Itapeva, SP

Listen to this article

Sistema identifica as placas dos carros que entram e saem da cidade.
Objetivo é diminuir a onda de roubos e furtos no município

Para diminuir a onda de roubos e furtos em Itapeva (SP), câmeras de monitoramento foram instaladas na entrada da cidade no mês de dezembro. O sistema é acompanhado 24 horas por guardas civis em uma central de monitoramento e identifica as placas dos carros que entram e saem do município.

  A instalação está incluída no programa ‘Cidade Digital’, do governo estadual, que teve o investimento de R$ 300 mil, com recursos da prefeitura. O projeto é dividido em três fases e, nesta primeira, foram instaladas 20 câmeras que formam o chamado “cinturão de segurança”. As outras duas fases compreendem a instalação de mais 35 câmeras na área central, além de internet aberta para a população.

De acordo com o secretário de Defesa Civil Ivair Leonardo Patriarca, o sistema possuí um recurso que identifica as placas dos carros que passam por Itapeva. Através dele é possível descobrir se um veículo foi roubado ou usado em algum roubo. A ideia é evitar roubos a bancos, como os que aconteceram na região ao longo deste ano.

  “Como as câmeras fazem as capturas dos veículos que entram, os órgãos de segurança vão ter muito mais possibilidade, primeiro, de fazer um trabalho preventivo e depois de um trabalho repressivo, porque essas imagens ficarão gravadas por mais de 30 dias. Essas imagens passam pelos computadores da central que farão a codificação dessas placas. Se tiver no sistema lançado alguma ocorrência com esses veículos que estão entrando na cidade, vai tocar um alarme na central e vai informar se eles estão com problemas, principalmente na área criminal”, explica o secretário.

O técnico de informática Fabiano Guimarães trabalha em uma loja, na área central. Ele acredita que essas câmeras podem evitar possíveis furtos. “É muito importante porque nossa cidade está cada dia mais violenta, vai ajudar bem no serviço da Polícia Militar”, diz.

Para a consultora de vendas Jéssica Barbosa, a medida agradou pela segurança que traz. “Tendo câmeras pra ver quem entra e sai da cidade a gente se sente mais seguro”, afirma.

origem: http://g1.globo.com/sao-paulo/itapetininga-regiao/noticia/2016/12/cameras-de-monitoramento-sao-instaladas-em-itapeva-sp.html

Sirlei Madruga de Oliveira
Editora do Guia do CFTV
sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.