Agenda Fortaleza: Beira Mar ganha Centro de Monitoramento nesta sexta-feira (6)

Listen to this article

Parceria entre Governo, Prefeitura de Fortaleza e ABIH dispõe 30 câmeras pela orla. Inauguração está marcada para esta sexta-feira (6) às 10h30. Na ocasião também serão inaugurados outros dois postos de policiamento na Beira Mar, localizados na antiga Casa do Turista e em frente ao Náutico

Um dos principais pontos turísticos de Fortaleza, a Avenida Beira Mar ganha reforço de segurança a partir desta sexta-feira (6). O governador Camilo Santana e o prefeito Roberto inauguram, a partir das 10h30, o Centro de Monitoramento da Beira Mar, localizado no Novo Mercado dos Peixes.

O sistema de monitoramento contará com 30 câmeras “speed dome”, que possuem função giratória, com alcance de até 200 metros e que perfazem um giro de 360 graus. Os equipamentos serão distribuídos entre a orla da Praia de Iracema até a Beira Mar, no Mucuripe, compreendendo 6 km. As imagens serão acompanhadas 24 horas, em tempo real.

Na ocasião, também serão inaugurados outros dois postos de policiamento na Beira Mar, localizados na antiga Casa do Turista, em frente ao Coco Bambu e o segundo, em frente ao Náutico. Ambos os postos servirão de ponto fixo e apoio na área, da Polícia Militar e Guarda Municipal. Além do serviço de atendimento ao turista, oferecido pela Prefeitura, por meio da Setfor, com informações bilíngues e internet.

Os equipamentos são frutos da parceria do Governo do Estado, através da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), ligada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS); da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setfor); e iniciativa privada, através da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-CE).

A Central vai contar com, no mínimo, quatro profissionais acompanhando as câmeras por 24 horas – dois analistas de imagens, um policial militar e um guarda municipal – todos com radiocomunicação direta com a Ciops. Além dos profissionais na Central, o policiamento segue na região através do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) e das demais companhias da segurança pública e Guarda Municipal.

“A Prefeitura entendeu a necessidade de melhorar a segurança de um dos principais cartões postais da cidade. Em conversa com o prefeito Roberto Cláudio, decidimos ceder esses espaços para a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Ceará. A parceria com a ABIH também foi essencial para que pudéssemos colocar em prática. A Associação foi responsável por toda a compra dos equipamentos eletrônicos e a estrutura do posto policial, localizado no Náutico”, destaca o secretário de Turismo de Fortaleza, Erick Vasconcelos.

Além do Centro de Monitoramento, dentro do Mercado dos Peixes, os outros dois espaços também foram cedidos pela Prefeitura de Fortaleza, para que fossem ocupados pela Polícia Militar e Guarda Municipal. “O objetivo é que a cada quilômetro tenhamos um posto policial”, completa o secretário.

origem: http://www.ceara.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/16528-agenda-fortaleza-beira-mar-ganha-centro-de-monitoramento-nesta-sexta-feira-6


Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

sirlei@guiadocftv.com.br
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?


Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.