UFSJ reforça segurança nos campi com implantação de monitoramento eletrônico

Listen to this article

Sistema já foi instalado nas unidades São João del Rei e Sete Lagoas. Nos demais campi, processo está em tramitação.

A Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) está instalando um sistema de monitoramento eletrônico em todos os campi. O processo já foi concluído em São João del Rei e Sete Lagoas. Já no Alto Paraopeba e Centro-Oeste Dona Lindu, está em início de tramitação. Quando estiver em pleno funcionamento, cerca de 13 mil alunos e 1.300 servidores, entre docentes e técnicos, em todos os campi, devem ser beneficiados.

A instituição realizou uma licitação, na modalidade pregão, para selecionar a proposta mais vantajosa. O valor mensal pago à empresa para o serviço nos três campi de São João del Rei é de R$ 24.708,33 e em Sete Lagoas, R$ 7.050.

A contratação foi de serviço continuado sem dedicação exclusiva de mão de obra, mediante comodato, com a locação de todos os equipamentos e materiais necessários para o funcionamento do sistema. E as manutenções preventivas e corretivas necessárias.

O contrato tem duração de 12 meses, podendo ser prorrogado, desde que os serviços estejam sendo prestados dentro dos padrões de qualidade exigidos e os preços e as condições sejam vantajosas para a Administração

“Nós decidimos ter o sistema para contribuir e somar com a segurança dos campi. Existe a segurança orgânica, que é a feita pelos vigilantes e o monitoramento vem para somar a este trabalho. A sensação de segurança com certeza será aumentada e nós teremos condições de rever qualquer ocorrência que aconteça por causa de qualquer frequentador dos campi”, disse a pró-reitora de administração, Vera Lúcia Meneghini Vale.

Normas para segurança

De acordo com a instituição, em 10 de dezembro de 2018, o Conselho Universitário da UFSJ aprovou a Resolução nº 43, que regulamenta a operação, o tratamento e o uso de imagens, dados e informações produzidos no circuito fechado de TV – CFTV – por videomonitoramento.

A resolução pressupõe que terceiros podem ter acesso às gravações de imagens, mediante ao preenchimento de formulário disponível na página do Setor de Segurança Institucional. Para ter acesso às imagens gravadas é obrigatório o preenchimento do Termo de Sigilo e Confidencialidade para resguardar e proteger as informações,

documentos, materiais sigilosos e privacidade de quem foi gravado pelas câmeras.

As câmeras utilizam a tecnologia IP, que é responsável por trafegar os dados capturados pelo equipamento em rede e são interligadas diretamente na rede lógica da universidade. As câmeras foram instaladas em locais estratégicos, de maior circulação de pessoas e que também são de extrema importância para acesso aos prédio dos campi, além dos estacionamentos.

As imagens serão visualizadas e gravadas por meio de servidor próprio e em tempo real. Por isso, poderão ser acessadas por outros computadores autorizados que estejam conectados à rede. Além disso, poderão ser recuperadas, visualizadas e convertidas em formato digital.

Origem: G1

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Guia do CFTV

 

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

 

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

 

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.