Central de monitoramento do trânsito começa a funcionar na terça-feira em Florianópolis

Operadores irão trabalhar dia e noite, inclusive aos finais de semana e feriados

Com um simples clique no mouse – em que vai acionar remotamente o grupo de semáforos instalado na esquina da SC-403 com a rua Três Marias, nos Ingleses (Norte da Ilha) – o prefeito Cesar Souza Junior inaugura nesta terça-feira (24), às 10 horas, a primeira Central de Monitoramento de Trânsito da história de Florianópolis. A partir da própria terça, começam a trabalhar os 20 controladores que irão monitorar as ruas dia e noite.

O prefeito foi verificar na sexta-feira (20) os detalhes finais da instalação dos equipamentos, que vão funcionar numa sala do primeiro andar da sede da Secretaria de Segurança e Gestão do Trânsito, na rua Deodoro, no Centro. Esteve acompanhado pelo atual secretário de Segurança, José Paulo Rubim, e pelo anterior, Raphael de Bonna Dutra, com quem o projeto do novo sistema semafórico começou a ser colocado em prática.

Com a entrada da Central em operação, os semáforos já serão sincronizados em tempo real. O trabalho para instalação dos novos equipamentos começou em janeiro. De lá para cá, a cidade ganhou 134 sistemas de controle de trânsito, que funcionam como CPU´s de computadores, onde softwares de última geração controlam os 630 semáforos da cidade.

Será da sala de monitoramento que, num domingo de sol, os semáforos podem ser programados para que o trânsito em direção às praias flua com mais rapidez e, em caso de chuva, facilite o fluxo em direção aos shoppings, por exemplo. Na sala, irá funcionar também o monitoramento da Guarda Municipal e da Defesa Civil.

Entenda como irá funcionar

  • A empresa especializada em tecnologia que venceu a licitação, a Dataprom, irá instalar 134 sistemas de controle de trânsito, espalhados em áreas estratégicas da cidade. O mesmo utilizado em grandes metrópoles, como Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro.
  • Estes sistemas ficam dentro de caixas no solo e não são percebidos pelos motoristas. Elas funcionam como CPU´s de computadores, onde softwares de última geração irão controlar 630 semáforos da cidade.
  • Em uma sala, na rua Deodoro, ficará a central de monitoramento. Lá, seis telas em LED (chamadas tecnicamente de videowall – pois possuem tecnologia superior às de televisão) irão funcionar como “telas de computador”, das 134 “CPU´s” espalhadas pela cidade.
  •  Nas telas, estarão todos os 630 semáforos da cidade, enviando informações em tempo real sobre o trânsito, dia e noite. Com apenas um clique, os agentes de trânsito poderão alterar a sincronia de um semáforo, fazendo o trânsito fluir na direção que for necessário.
  • Os motoristas que estiverem em congestionamentos (em vias municipais) poderão interagir com os agentes pelo número 153 da Guarda Municipal – relatando problemas ou filas fora do comum.

origem: http://www.portaldailha.com.br/noticias/lernoticia.php?id=38846

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

sirlei@guiadocftv.com.br
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.