Polícia do RJ reconhece monitoramento da GM

Listen to this article

Centro de Controle da GM foi visitado pelo 11º Batalhão de Polícia Militar para troca de conhecimentos na área do monitoramento.

O sistema de monitoramento realizado pela Secretaria de Cidadania e Segurança Pública de Ponta Grossa, através da Guarda Municipal, está servindo de referência para diversas forças de segurança. Após receber equipes de várias cidades do Paraná, desta vez o monitoramento ponta-grossense despertou a curiosidade do 11º Batalhão de Polícia Militar do Rio de Janeiro, localizado no município de Nova Friburgo. A GM foi visitada pelo subcomandante do 11º BPM, tenente-coronel Francisco Mieles Neves Novaes.

A curiosidade passa pelos tipos de câmera, marcas e características técnicas, chegando até a logística de trabalho e a integração entre GM, Polícia Militar e usos das imagens captadas durante as 24 horas de todos os dias. Os desafios na transmissão e estabilização das imagens, bem como a prática da observação remota também são do interesse da PM do Rio. “O uso da tecnologia permite uma melhor prestação de serviço para o cidadão. As imagens respaldam e trazem informações para uma melhor abordagem. O trabalho em Ponta Grossa é muito bom e esperamos aprimorar o no

sso sistema”, acredita.

Para o diretor de Tecnologia da Secretaria de Cidadania e Segurança Pública, Carlos Henrique Salomon Pinto, a troca de conhecimentos e experiências é uma prática entre as forças de segurança. “Os desafios deles podem ser os mesmos que os nossos e as soluções podem ser compartilhadas. Recebemos pessoas de várias cidades interessadas em nosso sistema, o que indica que estamos no caminho certo”, assinala o diretor.

Manutenção própria reduz custos

Outro destaque do tenente-coronel da PM carioca vai para a equipe própria de manutenção da Guarda Municipal em Ponta Grossa. “Com uma equipe própria de manutenção e gerenciamento dos equipamentos, permite-se a economia de recursos, mais agilidade e comprometimento das equipes no trabalho do dia a dia. A equipe entende melhor a necessidade do funcionamento do sistema quando é de funcionários do município, mais do que uma equipe terceirizada”, acredita Novaes.

Em Ponta Grossa, segundo Carlos Henrique Pinto, a manutenção própria do sistema com 36 câmeras reduziu em 50% os custos deste trabalho dentro do monitoramento da Guarda Municipal, comparado com a terceirização. “Encontramos talentos dentro da própria Prefeitura e nossos profissionais estão em constante evolução. Os funcionários entendem nossas necessidades e demonstram grande qualidade nesta área tão importante para a segurança da nossa cidade”, observa.

origem: http://www.arede.info/PONTA-GROSSA/106596/POLICIA-DO-RJ-RECONHECE-MONITORAMENTO-DA-GM

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

sirlei@guiadocftv.com.br
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.