Videomonitoramento em ônibus na Praça da Matriz reforça segurança em São João de Meriti

Listen to this article

Segurança é questão prioritária em São João de Meriti. E, no momento em que a cidade se encontra em Estado de Emergência, decretado pelo Prefeito Sandro Matos, e diante da mobilização da população que resultou na caminhada Meriti

Pela Paz nesta semana, a presença de um ônibus com sistema de vídeo monitoramento na Praça da Matriz, Centro de São João, é mais uma estratégia das forças de segurança da Prefeitura com o objetivo de diminuir os índices de violência e consumo de drogas. Além de proporcionar mais segurança à população. A ação, iniciada em 08 de junho, faz parte do núcleo municipal do Programa Crack, é Possível Vencer, do Governo Federal, implementado em São João de Meriti desde 2013.

O ônibus foi cedido pelo Governo Federal, em parceria com a prefeitura, por meio das secretarias municipais de Segurança e Transporte, e Direitos Humanos e Igualdade Racial. O veículo possui seis câmeras acopladas à parte externa. Elas monitoram toda a Praça da Matriz e seu entorno. As imagens são transmitidas para nove telas, que ficam na parte interna do ônibus e são simultaneamente monitoradas por três agentes da Guarda Municipal. Há ainda mais um monitor, onde as imagens são analisadas. Como o trabalho funciona 24 horas, o veículo conta ainda com uma estrutura de que inclui banheiro, gerador, geladeira e cafeteira. Assim é dado todo o suporte necessário ao trabalho ininterrupto dos 20 agentes que se revezam na função.

“O ônibus vai monitorar todo o entorno da Praça da Matriz durante 24 horas. Com isso, é possível identificar usuários de drogas e, caso aceitem, encaminhá-los para o CAPS (Centro de Atendimento Psiquiátrico e Psicológico). Caso se detecte a presença de traficantes, a Polícia será acionada. Tudo funciona interligado.  O monitoramento inibe também pequenos furtos e outros delitos. Somente no mês de maio nove mil celulares foram roubados nesta região de São João de Meriti. O combate precisa ser incansável”, explica o Comandante da Guarda Civil Municipal, Worton Câmara França Junior. 

A implementação de programas como este tem sido fundamental para diminuir os índices de violência no município. Especialmente somando-se à ação dos agentes de segurança. Há alguns dias a Guarda Civil Municipal prendeu dois assaltantes agindo na Praça da Matriz. “Isso mostra que ações integradas e o combate efetivo inibem e reduzem a ação dos bandidos. E com câmeras registrando o movimento local, mais ainda. Em alguns dias de funcionamento, a presença do ônibus já tem resultados visíveis, eliminando a presença de usuários de drogas. Frequentadores da praça vieram elogiar a ação e a melhoria nas condições para circular pelo local com mais tranquilidade”, informa o comandante Worton.

O programa se tornará ainda mais abrangente quando mais 20 câmeras, que serão cedidas pelo governo federal, forem recebidas pelo município. A Guarda Municipal planeja também firmar parceria com o Governo do estado para receber as imagens geradas por 50 câmeras que estão espalhadas por toda a área de São João de Meriti coberta pelo 21º BPM e que atualmente são enviadas para o Rio de Janeiro. “Tendo acesso a essas imagens aqui, teremos como monitorar, não só o Centro de São João de Meriti, como já estamos fazendo com o ônibus, mas diversas outras localidades no município. Teremos uma grande central de monitoramento. É um trabalho de inteligência importantíssimo, que amplia e otimiza nossas ações em prol da segurança púbica”, finaliza o comandante Worton Câmara.

origem: http://www.jb.com.br/rio/noticias/2016/06/19/videomonitoramento-em-onibus-na-praca-da-matriz-reforca-seguranca-em-sao-joao-de-meriti/?from_rss=None

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

sirlei@guiadocftv.com.br
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.