Associação Alphaville Cuiabá investe em soluções da Axis para vigilância em 360º

Listen to this article

Quatro câmeras PTZ Q6044-E estão sendo usadas juntamente com as Q6000-E

A cidade de Cuiabá tinha um sistema de videomonitoramento urbano limitado em termos quantitativos. Sua rede de 102 câmeras não era suficiente para cobrir todas as áreas desejadas, e às vezes alguns eventos deixavam de ser registrados porque, quando ocorria algo, as câmeras estavam voltadas para outra direção.

Pensando em melhorar a cobertura e ampliar a operação de segurança, mas sem ter recursos para isso, a Secretaria de Segurança Pública do Estado de Mato Grosso decidiu realizar um chamamento público com associações de bairro, de classe e comerciais, através de um edital que estabelecia diretrizes para a doação de câmeras em regiões não cobertas pelos 102 equipamentos do município.

Uma das associações que resolveu atender ao chamado foi a de Alphaville Cuiabá, que doou três câmeras de rede PTZ Axis Q6044-E, todas elas integradas à câmeras AXIS Q6000-E com capacidades de captar vídeos em 360º. Os dispositivos foram conectados através de fibra óptica até o rádio Ponto-a-Ponto (PTP) ao Centro Integrado de Operação de Segurança Pública (CIOSP) para serem gerenciadas pelo software da Genetec. A responsável pelo projeto e instalação foi a integradora Ausec, utilizando rádios da Witelcom.

Sendo uma das primeiras cidades brasileiras a experimentar a Axis Q6000-E, Cuiabá agora conta com um sistema que é capaz de visualizar continuamente um cenário amplo independentemente do movimento da câmera PTZ.

Compatível com todas as câmeras PTZ Q60, a Q6000-E possui quatro lentes de 2 megapixels cada para garantir a visualização de um ambiente amplo em 360º numa tela ao mesmo tempo em que a PTZzoom para buscar um detalhe em outra tela, de forma integrada. As imagens em alta definição permitem uma visualização detalhada e abrangente dos eventos em todas as direções, 24 horas por dia.

Em Cuiabá, as câmeras estão dispostas de forma a monitorar uma área de grande circulação de veículos e pessoas, onde se encontra o condomínio, além de um Shopping Center e um estacionamento. As imagens são interligadas ao CIOSP, responsável por coordenar o atendimento integrado de ocorrências e facilitar o acesso da população aos serviços emergenciais. “Além de fortalecer o trabalho de prevenção e inteligência, as imagens possibilitam um trabalho proativo à Polícia Militar e permitem aos comerciantes avisar sobre atitudes suspeitas e contar com resposta imediata, sem precisar esperar uma viatura ir ao local”, exemplifica Wagner Figueiredo, Diretor da Ausec, integradora responsável.

Agora, a Secretaria de Segurança Pública planeja instalar a mesma tencologia em outros pontos para dispor de imagens do entorno de forma contínua.

origem: http://www.revistadigitalsecurity.com.br/2016-08-associacao-alphaville-cuiaba-investe-em-solucoes-da-axis-para-vigilancia-em-360%C2%BA-22147

Sirlei Madruga de Oliveira
Editora do Guia do CFTV
sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.