Europeus acreditam na autenticação biométrica como garantia da segurança eletrónica

Listen to this article

A maioria dos cidadãos europeus quer que a identificação biométrica passe a estar integrada nos sistemas de pagamento. Um estudo indica que existe uma crença generalizada de que a biometria traz simplicidade e segurança às transações eletrónicas.

O estudo realizado pela Visa indica que, no que toca às transações financeiras eletrónicas, 73% dos europeus consideram que uma autenticação de dois fatores representa uma forma muito mais segura, ágil e fácil de realizar pagamentos. Estes fatores podem ser dados biométricos, palavras-passe ou códigos PIN.

Entre os inquiridos, 68% afirmaram estar dispostos a utilizar a biometria como meio de reconhecimento do titular da conta associada ao processo de pagamento eletrónico, isto tendo em conta que quase um terço (31%) das pessoas abandonam uma compra pela internet devido ao processo de segurança de pagamento.

Mais de metade (51%) dos cidadãos europeus abrangidos pelo estudo acreditam que a aplicação da identificação biométrica aos processos de pagamento seria um fator de melhoria da experiência do utilizador, tornando-os mais rápidos e mais simples. Por outro lado, 33% consideram que a biometria seria uma medida de segurança adicional em caso de roubo ou perda do dispositivo de pagamento. 

Apesar de ser cada vez maior o portfolio de tecnologias de identificação biométrica, este estudo revelou que 81% dos inquiridos ainda veem a análise de impressões digitais como o método mais seguro de autenticação eletrónica. O scan da retina fica em segundo lugar na lista das preferências de segurança biométrica.

Os métodos de autenticação por meio de voz e reconhecimento facial são os menos preferidos pelos europeus para realizar pagamentos (12% e 15%, respetivamente), seja online ou na loja física.

O estudo revela ainda que 48% dos inquiridos estão dispostos a utilizar o pagamento via autenticação biométrica nos transportes públicos; 47% querem utilizar esta tecnologia em bares e restaurantes; 46% querem este mecanismo em estabelecimentos de pequeno comércio; 40% querem usar biometria em compras online; e 39% aplicavam-na para fazer downloads.

origem: http://tek.sapo.pt/noticias/telecomunicacoes/artigo/europeus_veem_biometria_como_garantia_da_seguranca_eletronica-48467ntf.html

Sirlei Madruga de Oliveira
Editora do Guia do CFTV
sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.