Praia Grande investirá em câmeras e softwares inteligentes para monitoramento

Listen to this article

Administração pretende instalar mais 600 novas câmeras, totalizando 2.100 espalhados por todo o município.

Pelo menos três novos softwares voltados à Segurança Pública serão adquiridos e implantados no sistema de monitoramento do Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe) de Praia Grande/SP em 2017. A novidade foi anunciada na última quinta-feira (15), pelo prefeito Alberto Mourão, em reunião com representantes de polícias civil e militar, Corpo de Bombeiros, patrulhamento aéreo, Polícia Rodoviária e Guarda Civil Municipal.

A intenção do prefeito é ampliar o sistema já existente e que já contempla um sistema com analítico de vídeo que identifica objetos e pessoas em um local pré-determinado.

Além disso, serão instaladas mais 600 novas câmeras, sendo 70 delas do tipo OCR (Optical Character Recognition ou Reconhecimento Óptico de Caracteres). 28 destas já começam a ser instaladas em janeiro. Hoje, Praia Grande conta com mais de 1.500 câmeras instaladas pela Cidade responsáveis pelo monitoramento de prédios públicos, centros comerciais, orla da praia e ao longo da Via Expressa e outras importantes ruas e avenidas.

Segundo as informações,o software de reconhecimento de caracteres já está implantado e ajuda a identificar placas dos veículos. Entretanto, a Administração pretende aliar esse sistema a outro, sendo possível acessar um banco de dados dos veículos que transitam pelo município para acionar as forças de segurança quando algum incidente ou veículo roubado aparecer nas imagens. De acordo com os técnicos da Prefeitura que estão avaliando os novos softwares, os municípios que já adotaram essas tecnologias tiveram uma redução de 70% nos casos de roubos e furto de veículos.

Para finalizar, também estão sendo testados um software de reconhecimento facial, ideal para locais com grande movimentação de pessoas, como guaritas de prédios públicos, e um para “investigação forense”, que filtra as informações de acordo com a necessidades dos agentes de segurança.

A expectativa é de um investimento total de R$ 6 milhões na área de segurança ao longo do ano. “Teremos um sistema totalmente atualizado e com tecnologia de ponta a serviço da segurança da população e dos turistas”, disse o prefeito.

origem: http://www.revistadigitalsecurity.com.br/2016-12-praia-grande-investira-em-cameras-e-softwares-inteligentes-para-monitoramento-22807

Sirlei Madruga de Oliveira
Editora do Guia do CFTV
sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.