Professor da UFRN apresenta projeto de monitoramento de veículos na orla de Natal

Listen to this article

Representantes das secretarias de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) e Turismo (SETUR), da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/RN) e do Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do RN (UFRN) reuniram-se na manhã desta quinta-feira (1), no Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), em Natal, para discutir estratégias visando garantir mais segurança na orla marítima de Natal.

Durante o encontro, o professor Aluízio Rocha da UFRN, apresentou projeto “Poste Inteligente” elaborado pela unidade de tecnologia da universidade que possibilitará um monitoramento rápido de todos os veículos que transitam na Via Costeira.

Por meio de uma câmera de alta definição, em conexão com um software de reconhecimento de placas adulteradas em veículos, todos os veículos que passarem pela região onde os “postes iteligentes” forem instalados serão fiscalizados eletronicamente permitindo a rápida identificação de veículo roubados, o que aumentaria o tempo de resposta dos agentes da segurança pública na recuperação do patrimônio e prisão de criminosos.

O projeto é totalmente viável tecnologicamente e financeiramente à Sesed. Queremos aprimorá-lo nos próximos meses e iniciar a fase de testes ainda no primeiro semestre de 2017”, disse o professor Aluízio Rocha.

Para o secretário Caio Bezerra, o projeto é semelhante ao já executado nas blitz do Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE) e Detran e aparece como uma solução em curto prazo para coibir o número de veículos roubados na cidade e garantir a segurança do turista e da população local. “Com a aplicação do projeto poderemos desenvolver várias ações e replanejar operações no combate a criminalidade, visto que estaremos monitorando a todo momento o veículo suspeito”, disse.

Ao fim da reunião, os empresários do setor se disponibilizaram em contribuir com a viabilidade financeira do projeto entendendo que é benéficio para todo o setor turístico. Uma nova reunião será marcada nos próximos dias para discutir a elaboração de uma Parceria Publica Privada (PPP) entre a Sesed, Setur, ABIH e UFRN.

origem: http://www.gazetadorn.com.br/cidades/professor-da-ufrn-apresenta-projeto-de-monitoramento-de-veiculos-na-orla-de-natal/9013/

Sirlei Madruga de Oliveira
Editora do Guia do CFTV
sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.