Monitoramento começa em 15 dias

Listen to this article

O sistema de vigilância por monitoramento com câmeras em Poços de Caldas (MG) começa a funcionar em aproximadamente quinze dias. O contrato com a empresa Digital Segurança e Equipamentos Ltda, de Cambuí, vencedora da licitação promovida pela Prefeitura, foi assinado na tarde do último dia 6, no gabinete da secretária de Planejamento, Cibele Benjamin.

Estiveram presentes os representantes da empresa, Tiago Ferreira Martins e Antonio Hernandez Neto e o representante do 29º BPM, Tenente Ramirez, além da secretária. De acordo com Cibele, a cidade foi dividida em região central e nas principais entradas, leste, oeste e sul, com intuito de garantir a segurança da população e auxiliar a Polícia Militar, que vai cuidar do monitoramento das 36 câmeras. O setor da PM responsável pelo monitoramento será a 162ª Cia.

A expectativa é de que os índices de criminalidade caiam substancialmente, como “já ocorreu nas cidades onde o sistema foi instalado”, diz o diretor da empresa, Tiago Martins. A expectativa é a mesma por parte da Policia Militar. “A câmera faz as vezes de um policial e é onipresente, enquanto isso, podemos destacar nossos homens para outros locais”, informa Tenente Ramirez.

O monitoramento faz parte do Proase, Programa de Apoio à Segurança, lançado em novembro de 2007 pela Prefeitura e que prevê, além da instalação de câmeras, a iluminação de pontos nevrálgicos, como portas de escolas, a reestruturação da Guarda Municipal e recursos adicionais à Policia Militar.

Posse
Ainda na tarde de quinta-feira, no gabinete do prefeito, três novos coordenadores da Guarda Municipal tomaram posse em seus cargos. Os GMS Olivaldo Navarro Filho, Gilda Ferreira Sagiorato e Franselmo Lopes da Silva foram empossados pelo prefeito Sebastião Navarro. Os novos cargos estão incluídos no processo de reestruturação da Guarda Municipal.

“A Guarda trabalha com quatro turnos, ou seja, quatro equipes em revezamento e apenas dois inspetores. O que acontecia é que em dois turnos não havia acompanhamento, orientação, supervisão, chefia. Agora, esse problema foi sanado, com os coordenadores”, informa o tenente João Carlos da Silva, diretor da Guarda Municipal.

Ele cita outras melhorias já implantadas na GM nesta administração. “Houve alteração na lei que tratava das atividades da Guarda. Hoje, a Lei dá uma ampla atribuição à Guarda Municipal. Foi feita também a regulamentação, as normas foram estabelecidas e adquiridos uniformes, que era uma carência. Faltavam, então, os coordenadores. Hoje, a Guarda conta com dois inspetores e três coordenadores, com um coordenador com condições de cobrir férias e licenças”, diz o diretor.
A mudança já começa a surtir efeitos. “A Guarda está mudando. Vamos, agora, trabalhar para a abertura de concurso público e para a mudança da sede, que deve ser feita em 90 dias”, conclui Tenente João Carlos.

“Estamos atendendo aos anseios da população. Nas pesquisas de acompanhamento da administração, verificamos uma mudança. Em 2005, o que angustiava era a saúde, no final de 2007, é a segurança. Por isso criamos o Proase, um projeto de ação ampla, para dar tranqüilidade à população”, diz o prefeito Sebastião Navarro.

Ele ressalta ainda que o sentimento de insegurança não é um fenômeno de Poços. “È nacional. Coisas que eram restritas aos grandes centros, hoje atingem o interior. E, se existe esta angústia, a Prefeitura tem que corresponder, embora seja função do Estado, mas o cidadão é nosso, então a Prefeitura interfere no processo e faz o que tem que fazer”.

O prefeito informou ainda que um engenheiro da Secretaria de Estado de Defesa Social esteve em Poços visitando novas áreas. “O Estado quer uma área maior do que aquela já doada. Na semana retrasada, quando estive em Belo Horizonte com o governador em exercício, Antonio Anastasia, e o Secretário de Defesa Social, o assunto em questão foi a reforma da cadeia antiga e a construção de uma nova,no que obtive uma resposta positiva de ambos.

Origem: http://www.pocosdecaldas.mg.gov.br/portal/noticias/cidade/monitoramento_com_cameras_comeca_a_funcionar_em_15_dias_200803072986/

Marcelo Peres
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários, de suas sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Escreva para mim:
mpperes@guiadocftv.com.br

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.