Câmeras de monitoramento serão usadas para multar motoristas infratores em Blumenau

Listen to this article

Uma nova ferramenta será usada pela Guarda Municipal de Trânsito (GMT) de Blumenau para multar motoristas infratores na cidade. Desde dezembro a corporação tem acesso às imagens e ao controle de mais de 90 câmeras usadas pela Polícia Militar para o monitoramento das principais vias de Blumenau. Agentes estão sendo capacitados para usar o sistema e multar motoristas infratores flagrados pelas imagens que aparecem na tela.

O diretor de Trânsito do Seterb, Tarcisio dos Santos, explica que as imagens podem ser usadas para aplicar multa em qualquer situação de infração. É o que prevê a resolução 532 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Ou seja, na teoria, se um motociclista for flagrado transitando entre duas pistas, passando por entre os carros, ele pode ser multado.

Inicialmente o objetivo da GMT é ajudar na redução de congestionamentos em algumas áreas, como no Centro da cidade. Tarcisio diz que serão multados pelo sistema os motoristas que fecharem cruzamentos na Rua 7 de Setembro, local de maior incidência do problema. As notificações devem começar em abril, quando serão instaladas nos semáforos da Rua 7 de Setembro e transversais placas informando que o cruzamento está sendo monitorado por câmeras.

Para aplicar a multa, basta o agente aproximar a imagem da placa do veículo (as imagens são muito nítidas) e conferir no sistema com outros dados, como modelo e cor. Não é necessário salvar a imagem para comprovar a infração. O testemunho do agente é suficiente, como sempre ocorreu nas ruas e estradas.

Campanha

A ajuda da tecnologia para combater os abusos no trânsito da cidade é bem-vinda, mas deve gerar polêmica, especialmente pelos que defendem a tese de que uma indústria da multa está instalada na cidade. O fato é que, se há infração, deve haver fiscalização e punição.

No caso específico de cruzamentos, seria bem-vinda, também, uma campanha de conscientização antes da novidade entrar em prática. Nem todos que fecham cruzamento o fazem com essa intenção. Vale explicar como proceder para evitar o problema e as multas.

origem: http://wp.clicrbs.com.br/pancho/2017/03/13/cameras-de-monitoramento-serao-usadas-para-multar-motoristas-infratores-em-blumenau/?topo=52,2,18,,159,77

Sirlei Madruga de Oliveira
Editora do Guia do CFTV
sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’                                                                                                                                                   

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.