Polícia Civil apresenta à Aced proposta de monitoramento do comércio por câmeras

Listen to this article

Delegados e diretoria da Aced se reúnem para discutir proposta de parceria para sistema de segurança

A Delegacia Regional de Polícia Civil apresentou à Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados) uma proposta de parceria para implantação de um sistema de monitoramento da área central de Dourados por câmeras de segurança. O encontro entre representantes das instituições foi na tarde desta segunda-feira (06).

Na ocasião, representantes da Polícia Civil apresentaram o projeto que pretende uma parceria entre o órgão e os comerciantes de Dourados através da Aced. A Polícia propõe oferecer o mapeamento dos pontos críticos da área central onde há maior número de crimes contra o patrimônio especialmente dos estabelecimentos comerciais, contribuição na escolha das câmeras para que garantam a qualidade de imagem eficiente em cada local e indicação dos pontos de instalação dos equipamentos que contemplem locais estratégicos.

Em contrapartida, a proposta é que a Aced organize a mobilização dos comerciantes para que em parceria instalem as câmeras. Como cada equipamento será colocado em um ponto estratégico, uma única câmera poderá monitorar fachada e calçada em frente a várias lojas, além de áreas importantes no entorno. Dessa forma, o custo seria reduzido para o setor empresarial, com benefício ampliado a todos.

É importante ressaltar que as imagens produzidas ficariam com as empresas. A polícia teria acesso requisitando o material quando precisasse, assim como já é o procedimento. A diferença é que seria ampliado o acesso às imagens e o conteúdo teria mais qualidade, com acesso facilitado à polícia.

“O projeto é muito interessante e, com certeza, vamos apresentar aos nossos associados. Queremos todos envolvidos desde a elaboração do projeto, para que na prática tenhamos um sistema que atenda a todos”, afirma a presidente da Aced, Elizabeth Rocha Salomão. Ela recebeu os representantes da Delegacia Regional da Polícia Civil, acompanhada dos vice-presidentes Ely Oliveira e José Tarso Moro da Rosa, e diretores Arnaldo Rodrigues Junior e Irma Lupinetti.

De acordo com o delegado regional da Polícia Civil em Dourados, Lupérsio Degerone Lúcio, ainda há uma quantidade significativa de roubos e furtos em estabelecimentos comerciais. “Ano a ano está havendo uma redução nos índices de roubos e furtos na área central da cidade, mas é nosso objetivo a redução mais acentuada, por isso estamos propondo essa parceria”, afirma Lúcio.

Nesse contexto, segundo ele, o uso da tecnologia é um aliado dos órgãos de segurança pública, tanto para ações de prevenção quanto no andamento das investigações. Com a instalação de câmeras de segurança com qualidade adequada, em pontos estratégicos, o serviço torna-se mais eficiente.

Conforme o delegado de Caarapó, Ricardo Meirelles Bernardinelli, idealizador da proposta, estudos apontam que há menos ocorrências de roubo e furto em locais onde há sistema de vigilância eficaz. “Evita crimes com ou sem violência e facilita a identificação de forma mais proveitosa pela polícia”, afirma.

No entanto, os policiais alertam que apenas possuir os equipamentos não é suficiente. É preciso que as câmeras registrem a imagem com a qualidade adequada levando em consideração as condições de iluminação do ambiente monitorado, tenham um alcance ideal para aproximação à cena desejada, estejam posicionadas de forma eficaz, entre outros aspectos.

“Muitas vezes nós conseguimos imagens de lojas que possuem sistemas de monitoramento, mas não conseguimos enxergar o rosto, a placa do veículo e outras características, porque a qualidade da imagem não contribui”, esclarece o delegado do SIG (Serviço de Investigações Gerais) da Polícia Civil, Mateus Zampieri.

Como resultado da reunião, ficou definida a entrega de um projeto final pela Polícia Civil, que possa ser apresentado aos empresários para que todos o conheçam, possam dar contribuições e seja avaliada a viabilidade econômica e de estrutura para implantação. Os demais órgãos de segurança pública que atuam em Dourados serão convidados a participar da elaboração e implantação do projeto.

origem:  http://jornaldiadia.com.br/2016/?p=259800

Sirlei Madruga de Oliveira
Editora do Guia do CFTV
sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’                                                                                                                                                   

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.