Coca-Cola Andina minimiza incidentes de perdas e roubos com sistema de CFTV-IP

Listen to this article

O controle de diversos locais foi centralizado em uma Sala de Controle que monitora, detecta e analisa os incidentes em tempo real e em alta resolução.

O DESAFIO: Instalar um sistema de CFTV IP na Coca-Cola Andina do Chile que garantisse a segurança em 16 de suas edificações presentes em todo o país.

A SOLUÇÃO: O software XProtect Corporate Edition da Milestone permitiu a integração inteligente das câmeras Axis, Sony, Hikvision, Dahua, e dos sensores de segurança perimetral OPTEX com o sistema de CFTV IP.

AS VANTAGENS:
Além de integrar o hardware de diferentes fabricantes do mercado, o software de plataforma aberta da Milestone Systems, proveu à rede com todas as exceções para que o antivírus corporativo não interferisse no sistema de visualização, respeitando desta maneira as políticas corporativas de segurança da rede na Andina.

A plataforma permite que o vídeo possa ser gravado e visualizado pelas pessoas autorizadas em qualquer lugar da rede, para obter o controle de diversas unidades que ficam centralizadas em um só local. Isto elimina a necessidade de duplicar o pessoal ou os equipamentos em cada local com uma economia potencial de milhares de dólares em salários e em custos de equipamentos. Os gastos de manutenção e de serviço também podem ser reduzidos, já que os sistemas baseados em IP podem ser ajustados, revisados e inclusive voltar a ser configurados de forma remota sem a necessidade de executar visitas técnicas.

A Coca-Cola Andina é a sétima maior engarrafadora do sistema Coca-Cola Company. A multinacional emprega cerca de vinte mil pessoas nos quatro países onde atua: Brasil, Paraguai, Argentina e Chile.

No caso da Coca-Cola Andina Chile, a empresa está organizada em 18 edificações, em quatro unidades de produção e conta com cinco mil empregados aproximadamente.

Em função destas dimensões, a empresa empreendeu um projeto para substituir todo o seu sistema de segurança analógico; o objetivo alcançado é que hoje eles dispõem de um sistema de CFTV IP moderno, que permite reduzir as perdas e ameaças atuais na operação da empresa.

“A Coca-Cola Andina tinha um sistema analógico básico que não lhe permitia controlar em tempo real os procedimentos de Segurança Patrimonial, nem realizar análises forenses sobre as imagens, para determinar as causas das falhas”, explica Romina Zamora, gerente comercial da CTIS-GROUP, empresa integradora do projeto.

A Coca-Cola Andina já havia adquirido o hardware correspondente às câmeras e por isso buscava um software de plataforma aberta compatível com os dispositivos de segurança.

“Muitos fabricantes do mercado garantem plataformas abertas, mas sabíamos por experiência, que alguns fabricantes de software e hardware não atendiam este requisito. Portanto, recomendamos a nosso cliente solicitar uma demonstração de interoperabilidade; e foi através desta que nós conseguimos obter este projeto e sua manutenção ao demonstrar a abertura da plataforma”.

Por estes motivos, a Andina decidiu instalar o XProtect Corporate Edition 2014 versão 7, um software de gerenciamento de vídeo-vigilância IP (VMS), que administra todo tipo de câmeras e dispositivos de segurança, e que neste caso correspondem aos fabricantes: Hikvision, Axis e Dahua, e ao sistema de controle de acesso da OPTEC.

O projeto teve início há cinco anos atrás, sua instalação foi realizada em 16 dos 18 edifícios da Coca-Cola Andina Chile, e durou um mês. As dimensões das edificações são variadas, indo desde as menores com 8 hectares até as maiores com 27 hectares.

“Desde que começamos a trabalhar com a interface de gerenciamento da Milestone, temos reduzido os índices de invasão, o que é considerado de extrema importância, pois nestas instalações estão situadas as entidades bancárias encarregadas da arrecadação de nossos valores”, afirma Guillermo Ampuero, subgerente de Segurança Patrimonial e Serviços Gerais da Coca-Cola Andina Chile.

O sistema encarrega-se principalmente da segurança perimetral e de controlar os procedimentos de logística para reduzir as perdas internas.

“No Chile, atualmente estão aumentando os furtos em caixas automáticos e em veículos nos estacionamentos. Isto nos desafia a implementar novas medidas dentro da plataforma, para poder detectar este tipo de casos em tempo real, que é o que nos interessa”, explica Ampuero.

Em complemento, a Coca-Cola Andina Chile certifica seu pessoal com a Milestone e contrata um serviço de manutenção local e remota, que inclui a capacitação permanente da plataforma para os operadores do sistema de CFTV na sala centralizada.

Atualmente, a sala centralizada de CFTV opera 24 horas nos 7 dias da semana com dois operadores por turno, com foco no controle dos procedimentos de Segurança Patrimonial mediante a execução de respostas automatizadas, tais como efetuar um zoom em um objeto que estiver gerando um alarme, ou exibir o vídeo de alguma área que apresente riscos.

Paralelamente, a engarrafadora trabalha na atualização da versão 2014 do software da Milestone para agregar as novas funcionalidades da versão 2016.

“O resultado foi muito positivo, a Milestone inova continuamente, agregando novas funcionalidades. Nesta versão foram incorporados mapas e geolocalização, que permitem demonstrar ao cliente que nossa escolha de plataforma viabiliza o retorno dos investimentos, através do ‘Care Pack’ e um benefício direto”, conclui Romina Zamora.

Da parte da Coca-Cola Andina, Guillermo assegura que já estão planejando ampliar o sistema com um servidor de gravação de vídeo e câmeras de segurança nas demais sucursais.

“Temos uma impressão positiva do retorno sobre o investimento nestes últimos cinco anos, pois o sistema é uma ferramenta muito importante no controle de perdas que aplicamos em nossas instalações, constituído basicamente pela plataforma e pelas câmeras de segurança”, comenta o funcionário.

origem: http://www.signalisgroup.com

Sirlei Madruga de Oliveira
Editora do Guia do CFTV
sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’                                                                                                                                                   

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.