PAN quer câmaras de vigilância nos matadouros

Listen to this article

Medida tem como objetivo aumentar a confiança dos consumidores. 

O PAN entregou no parlamento um projeto de lei que determina a instalação de circuitos fechados de televisão em matadouros, medida que tem vindo a ser adotada noutros países e que diz aumentar a confiança junto dos consumidores.

O debate desta iniciativa no plenário da Assembleia da República foi agendado pelo PAN para 29 de março, tendo o deputado único do partido, André Silva, explicado à agência Lusa que é “fundamental a implementação de sistemas de Circuitos Fechados de Televisão (CFTV), com o objetivo de contribuir para a melhoria significativa da proteção e das condições de bem-estar dos animais no momento do seu abate e aumentar a confiança dos consumidores na produção de alimentos”.

“A afirmação de Portugal como país desenvolvido e eticamente diferenciador passa também por elevarmos a fasquia, demonstrarmos que praticamos os mais altos padrões de proteção e bem-estar animal e não termos receio de o mostrar”, defendeu. 

De acordo o projeto de lei do PAN, “são muitos os relatos de maus tratos graves a animais de pecuária nos matadouros vindos de vários países europeus, assim como da Austrália e Estados Unidos da América”, sendo detetadas “situações graves de incumprimento” de várias regras e procedimentos de proteção e bem-estar dos animais.

Aplicação de cargas elétricas em zonas do corpo dos animais não permitidas pela lei, aplicação de pancadas com violência em partes sensíveis do corpo ou ineficiência na imobilização dos animais no abate são alguns dos incumprimentos verificados.

Estas situações, segundo o partido, “têm levado a que vários países tenham vindo a tomar medidas neste âmbito, nomeadamente determinando a instalação de CFTV em todos os matadouros”, sendo os mais recentes Inglaterra e Holanda e, anteriormente, Israel. 

Origem: https://www.cmjornal.pt/politica/detalhe/pan-quer-camaras-de-vigilancia-nos-matadouros

Marcelo Peres

mpperes@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.