Primeiro Centro de Inteligência do País será instalado no Ceará

Listen to this article

Nos próximos dias, com data ainda a ser anunciada, Jungamnn deverá visitar o Ceará para dar mais detalhes de como funcionará o equipamento. Ainda não há informações, por exemplo, de como será o tamanho do Centro e a composição específica do sistema de investigação.

A decisão da instalação em solo cearense veio depois que os nove governadores do Nordeste, conforme O POVO mostrou na edição de ontem, acordaram que o centro deveria ser instalado no Estado pela localização estratégica do crime. Um ofício foi encaminhado ao Ministério da Segurança Pública com a reivindicação.De acordo com o chefe da pasta, a unanimidade dos gestores da região foi uma das motivações para a decisão do Governo Federal de instaurar no Ceará o Centro Regional que pretende combater facções criminosas que têm dominado as principais capitais do País.

 “Isso (a decisão) foi devidamente legitimado em um acordo de todos os governadores (do Nordeste) reunidos no Piauí, que concordaram que o Ceará deve receber o primeiro Centro de Inteligência”, disse o ministro Raul Jungmann.

Em meio à euforia do anúncio que reforça as estratégias de combate à criminalidade, o membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Arthur Trindade, relembra que os mesmos centros foram instalados na época da Copa do Mundo e que, nesse momento, o equipamento será encarado, de forma inédita, no modelo permanente. De acordo com o professor da Universidade de Brasília, é preciso a criação de um marco regulatório para que os centros tenham condições de trazer os resultados esperados.

 Para Trindade, a movimentação para o funcionamento dos centros “é mais do que necessário”, mas “resta saber se de fato o novo ministério (da Segurança Pública) vai conseguir fazer com que a área de inteligência coopere e coordene as suas ações entre os diferentes estados; estados e união; polícias civis e militares; estaduais e a inteligência federal… É a grande incógnita”, pontuou.

Origem: https://www.opovo.com.br/jornal/politica/2018/03/ce-tera-primeiro-centro-de-inteligencia-integrado-do-pais.html

Marcelo Peres

mpperes@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.