Onça-parda é flagrada por câmera de monitoramento em mata de Jaraguá do Sul

Listen to this article

O felino, que é ameaçado de extinção, foi registrado pela primeira vez no sistema de armadinhas fotográficas na região

Uma onça-parda adulta foi flagrada por uma câmera de monitoramento em área de mata, em Jaraguá do Sul. Foi a primeira vez que a cena foi registrada pelo sistema de armadilhas fotográficas instaladas na região. De acordo com a Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), o equipamento já está há quatro anos no local.

O felino, que é ameaçado de extinção, foi registrado pelas câmeras fotográficas, instaladas pelos biólogos da Fujama em uma das áreas prioritárias para a criação de Unidades de Conservação, indicadas pelo Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA) de Jaraguá do Su

Segundo a Fujama, a onça-parda, também conhecida como Puma, Suçuarana ou Leão-baio é um carnívoro de hábito solitário e territorialista. A espécie é a maior da família dos felinos encontrada em Santa Catarina e a quarta maior do mundo, podendo chegar até 72 quilos e comprimento de 1,50 metro (cabeça e corpo).

Na Mata Atlântica, estima-se que exista uma população com menos de mil animais aptos a se reproduzirem. As principais ameaças para a espécie são perda de habitat (florestas) por expansão urbana e agropecuária, atropelamentos e caça. Apesar de seu tamanho e hábito alimentar carnívoro, a onça não oferece risco a população.

Conforme a fundação, nos estudos realizados pelo órgão já foram registradas outras espécies pertencentes a fauna e flora ameaçadas de extinção. No entanto, o registro deste felino pode ser um forte indicador do bom estado de conservação de algumas áreas do município. Assim, defende a Fujama, torna-se prioritária a criação de Unidades de Conservação nestes locais para garantir a proteção da biodiversidade local.

Origem: NSC Total

Marcelo Peres

mpperes@guiadocftv.com.br

Guia do CFTV

 

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

 

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

 

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.