Pro Display XDR: conheça o novo monitor 6K da Apple

Listen to this article

O Pro Display XDR é o novo monitor da Apple, anunciado durante a WWDC 2019, evento para desenvolvedores que acontece em San José, na Califórnia. Com 32 polegadas e resolução de 6K, além da tela Retina, o modelo é o primeiro lançado pela empresa após o fim da produção do Thunderbolt Display, em 2016. Junto com o monitor também foi anunciado o novo Mac Pro, computador mais poderoso já lançado pela maçã.

Confira a seguir os principais detalhes do novo monitor 6K da marca da Apple.

Ficha técnica

  • Tela: IPS LCD 32 polegadas, formato 16:9
  • Resolução: 6K Retina (6.016 pixels x 3.384 pixels)
  • Densidade: 218 pixels por polegada
  • Modos de referência: HDR (P3-ST 2084), HDTV (BT.709-BT.1886), NTSC (BT.601 SMPTE-C), PAL e SECAM (BT.601 EBU), Cinema Digital (P3-DCI), Cinema Digital (P3-D65), Design e Impressão (P3-D50), Fotografia (P3-D65), Internet e Web (sRGB)
  • Taxa de atualização máxima: 60 Hz
  • Conexões: 1 entrada Thunderbolt 3, 3 entradas USB-C
  • Dimensões: 71,8 cm x 41,2 cm x 2,7 cm
  • Peso: 7,48 kg

Design

O Pro Display XDR e o Mac Pro são produtos complementares, como se fizessem parte de um mesmo pacote. Tanto que o visual repaginado do computador de 2019, que já foi comparado a um “ralador de queijo”, foi repetido no monitor. Há buracos na parte traseira do display, por onde o calor se dissipa com mais facilidade.

Resultado de imagem para Apple Pro Display XDR

Já na parte da frente, a Apple retirou o ícone da maçã que costuma adornar seus iMacs e aproveitou praticamente todo o espaço disponível para a tela LCD IPS de 32 polegadas, a maior já lançada pela empresa. A mudança não é apenas estética, mas também funcional, já que o Pro Display XDR pode ser usado na vertical ou em modo multi-telas, enfileirando até seis monitores de uma vez.

O Pro Display XDR não é apenas o maior já lançado pela Apple, como também é o que traz mais resolução, com 6K – antes, o máximo era do 5K Retina do iMac de 27 polegadas. Mesmo que hoje não exista conteúdo que chegue nessa resolução, é importante lembrar que o monitor é voltado para o uso profissional, e muitas câmeras já fazem filmagens em 6K. Em relação à densidade, o valor divulgado é de 218 pixels por polegada, mesmo número encontrado nos iMacs 5K Retina.

XDR

Uma sigla que causou confusão durante o anúncio do display foi o XDR, que significa Extreme Dynamic Range. Ainda não se sabe se é um novo padrão da tecnologia HDR ou apenas uma nomenclatura diferente adotada pela Apple. Independente disso, as especificações divulgadas pela fabricante são realmente impressionantes, trazendo brilho é de 1.000 nits e pico de 1.600 nits. Além disso, o monitor oferece espaço de cor P3 com profundidade de 10-bit (chegando a 1,073 bilhões de cores) e contraste de 1.000.000:1.

Outros recursos e tecnologias

Dependendo do ângulo ao olhar um monitor LCD, a imagem perde bastante brilho, cor e contraste. No caso do Pro Display XDR não existe esse problema: segundo a Apple, seu ângulo de visão é de 89° vendo de cima, de baixo, da direita ou da esquerda. Outra tecnologia interessante é o True Tone. Sua função é idêntica à oferecida nos dispositivos iOS: sensores detectam o nível de luz do ambiente e o software ajusta automaticamente as cores e o contraste da tela para reproduzir uma imagem mais fiel.

Além disso, o Pro Display XDR também conta com diversos modos de referência para trabalhar com diferentes tipos de material, como HDR, vídeo em Full HD, cinema e fotografia. Ainda é possível customizar uma configuração própria para adotar em seus projetos.

 

Origem: TechTudo

Marcelo Peres

mpperes@guiadocftv.com.br

Guia do CFTV

 

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

 

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

 

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.