PREDADOR é o novo blindado policial brasileiro

Listen to this article

PREDADOR é o novo blindado policial brasileiro

Em agosto desse ano, a Combat Armour Defense do Brasil, localizada em Vinhedo (SP), apresentou ao Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), da Policia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), e à Polícia Rodoviária Federal (PRF), o blindado tático policial PREDADOR, uma viatura conceitual que promete maior mobilidade e proteção as forças policiais em incursões nas chamadas “zonas quentes”, que são regiões predominantemente dominadas por criminosos, pesadamente armados, ondem ocorrem enfrentamentos com a polícia.

O conceito apresentado para o PREDADOR é de ser um Veículo Blindado de Transporte de Tropa (VBTP) sobre rodas, com eficiência dentro e fora da estrada. Possui longarina dupla e o chassi reforçado “duplo C”, tendo todos os seus componentes protegidos de uma extremidade a outra e com a ótima distância do solo. Como foi pensado para atuar em ambientes como o Rio de Janeiro, onde a topografia apresenta uma série de grandes aclives, seus ângulos de entrada (30,6°) e saída (27,7°), foram projetados para permitir o deslocamento nos morros da cidade.

O PREDADOR tem a capacidade para oito policiais, sendo um motorista, um auxiliar (conhecido também como “fiel”), dois atiradores, na torre frontal, com assentos giratórios acima do motorista e com capacidade para disparos frontais e laterais, e quatro agentes na parte traseira, com posição para disparos laterais e traseiro, com assentos ajustáveis quanto a altura e distancia das gun ports (seteiras), que permite efetuar disparos com visada e estabilidade do armamento, e avançado sistema de iluminação interna individual. Possui capacidade de transporte de carga 2.500 a 3.500 Kg.

Possui proteção balística Nível IV, de acordo com a norma NIJ 0101.06, resistente a disparos de fuzil 5,56 mm, 7,62 mm e 30-06 AP (Armor-Piercing, munição perfurante), com uma blindagem construída em aço balístico CAD600, de 4,8 mm  de espessura, que contém em sua composição um avançado sistema de liga com carbono, silício, níquel, cromo e molibdênio, que garante uma extrema de dureza, alta resistência balística, facilidade de dobra e grande capacidade de aderência a solda, que, de acordo com a empresa “proporciona uma das propriedades de desempenho balístico mais avançado do mundo”

Além disso, todo veiculo foi projetado com sistema de proteção de 360 graus, com anteparas angulares que diminui a eficiência de penetração dos projeteis. Suas portas, que são equipadas com dobradiças são reforçadas, postes frontais e laterais, painéis laterais, painel de instrumentos frontal, painel traseiro, piso, teto e torre são blindados também com esse material.

A blindagem transparente, de 72 mm de espessura, é composta por vidro, poliuretano, polivinil butiral e policarbonato, com capacidade de reter impactos de arma de fogo conforme tabela nível IV, e possuem pneus com tecnologia chamada de Flats Over, que permite que rodem por vários quilômetros mesmo após atingidos por disparos, observando-se que na linha de produção em escala será utilizado elastômero que cobre 100 % de sua superfície.

Sua suspensão dianteira possui garfo duplo, feito de aço, e à suspensão traseira multilink, com eixo rígido, e seu motor é um 2.3L Bi-turbo, Diesel, de 250 cv, torque de 45,9 Kgfm a 1.500 rpm, com o comando de acionamento eletrônico de tração, que alterna entre 2WD e 4WD high/low, e também com o ABLS (Active Brake Limited Slip), que auxilia na tração necessária em ambiente fora de estrada, com um sistema elétrico de 12 volts.

Ao todo a viatura possui onze gun ports ajustáveis para encaixe do armamento e com dupla proteção contra disparos externos, todas possuindo blindagem transparente na parte superior, permitindo uso de alça e mira com disparos de precisão colocados,  o veículo está equipado com câmeras de reconhecimento facial, câmeras de visibilidades dianteiras, traseiras, laterais e night vision system frontal.

origem: https://www.portaldaseguranca.com.br/predador-o-novo-blindado-policial-brasileiro/

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

sirlei@guiadocftv.com.br

 

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.