INSS expande prova de vida por biometria facial via celular

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) ampliou o acesso à prova de vida digital, que dispensa uma visita ao banco para manter benefícios como a aposentadoria. Agora, a alternativa será oferecida para 5,3 milhões de pessoas. Os segurados poderão fazer a comprovação por celular com ajuda de biometria facial.

A prova de vida digital pode ser feita pelo aplicativo Meu gov.br, disponível para Android e iOS. Após ser instalado, ele pede autorização para acessar os dados pessoais e a câmera do celular. Em seguida, é preciso confirmar documentos e tirar algumas fotos do rosto. O resultado pode ser acompanhado pelo site ou aplicativo do Meu INSS.

O uso do reconhecimento facial neste procedimento começou a ser testado em agosto de 2020, quando foi liberado para 500 mil pessoas. A nova expansão leva a alternativa para um número significativo de beneficiários, mas o INSS ainda levará um tempo até levá-la para todos os 36 milhões de beneficiários.

O órgão exige uma prova de vida anual para quem recebe benefícios em conta corrente, conta poupança ou cartão magnético. O objetivo é evitar fraudes e pagamentos indevidos de aposentadorias e licenças, por exemplo.

Prova de vida digital usa CNH e título de eleitor

A prova de vida digital compara as fotos tiradas no aplicativo com suas correspondentes nas bases do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Por isso, ela só está sendo liberada aos segurados que cadastraram biometria para CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ou título de eleitor.

Os aposentados e pensionistas que foram incluídos nesta fase estão sendo notificados via SMS e e-mail. A exigência da prova de vida está suspensa desde março de 2020 devido à pandemia do novo coronavírus, que exigiu a interrupção de alguns serviços em bancos. O procedimento deve voltar a ser obrigatório em maio.

 

João Marcelo de Assis Peres

joao.marcelo@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.