Ícone do site GuiadoCFTV

Redes de varejo removem tecnologia de vigilância chinesa das prateleiras

Listen to this article

Três grandes redes de varejo anunciaram que deixariam de vender hardware de vigilância de vídeo de empresas ligadas a abuso dos direitos humanos.

Home Depot, Lowe’s e Best Buy anunciaram que removeram toda a tecnologia de vigilância feita pelas empresas chinesas Lorex e Ezviz devido a suas conexões.

Em uma declaração ao TechCrunch , a Home Depot disse que está “comprometida em manter os mais altos padrões de fornecimento ético e nós imediatamente paramos de vender produtos da Lorex quando isso foi trazido ao nosso conhecimento”. A empresa também disse que parou de vender produtos Ezviz. Um porta-voz da Best Buy afirmou que a empresa está “interrompendo seu relacionamento” com Lorex e Ezviz.

Tanto a Lorex quanto a Ezviz são fornecedores de sistemas de segurança doméstica, incluindo câmeras e acessórios domésticos inteligentes. Ambas também pertencem a empresas chinesas: a Lorex é uma subsidiária da Dahua Technology e a Ezviz é uma marca de câmeras de vigilância de vídeo de propriedade da Hikvision.

Hikvision e Dahua foram adicionados à lista negra econômica do governo dos Estados Unidos em 2019, depois que os vigilantes dos direitos humanos descobriram que as empresas estavam ligadas à prisão e perseguição de muçulmanos uigures na China em Xinjiang. Tanto Hikvision quanto Dahua fornecem equipamentos de vigilância usados ​​para espionar a população uigur.

Os Estados Unidos advertiram contra fazer negócios na China, observando que o genocídio do Partido Comunista Chinês contra os uigures e sua dependência do trabalho forçado uigur é generalizado . Hikvision também tem afiliações com o PCC.

Em 2019, o senador Tom Cotton chamou Hikvision e Dahua de “fantoches do Partido Comunista Chinês” e instou o governo dos EUA a negar às empresas o acesso ao mercado ocidental.

A Câmara dos EUA aprovou um projeto de lei em 21 de outubro para garantir que a FCC “não aprove dispositivos de radiofrequência que representem um risco para a segurança nacional”.

O Walmart e a Costco continuam a estocar produtos Lorex e Ezviz, apesar das preocupações com os abusos dos direitos humanos.

Lowe’s, Home Depot, Best Buy, Lorex e Ezviz não responderam imediatamente aos pedidos de comentário do Washington Examiner.

 

João Marcelo de Assis Peres

joao.marcelo@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sair da versão mobile