Prefeitura do Guarujá disponibiliza plataforma online com monitoramento dos casos de Covid-19

Listen to this article

Prefeitura do Guarujá disponibiliza plataforma online com monitoramento dos casos de Covid-19

Com o objetivo de facilitar e garantir o acesso a informações sobre o novo coronavírus, a Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), disponibilizou uma plataforma web que pode ser acessada por qualquer cidadão, gratuitamente. A plataforma foi desenvolvida através de uma parceria entre a empresa Imagem e a Sesau, e pode ser acessada no link: https://www.guaruja.sp.gov.br/painelcovid.

De acordo com diretor de Vigilância em Saúde da Sesau, Marco Antônio Chagas da Conceição, sem ônus para a Prefeitura, esta plataforma foi desenvolvida para apresentar o monitoramento dos casos da Covid-19 em Guarujá. “As informações podem ser acessadas pela população e serão atualizadas a cada 24 horas”, informou o diretor.

Ainda, segundo o diretor, é importante destacar que este número de casos notificados ainda não representa a totalidade dos casos suspeitos do Município, mas seguem as orientações de definição de casos adotados pelo Ministério da Saúde. “No entanto, a Vigilância Epidemiológica de Guarujá, por iniciativa, adotou estratégias para captar casos prováveis de coronavírus e chegar mais próximo ao real cenário da distribuição dos casos no território”, completa Marco Antônio.

Segundo o secretário da Saúde de Guarujá, Vitor Hugo Straub Canasiro, a intenção é conscientizar a população sobre a doença, por meio de notificações oficiais. “A plataforma fornece, entre outras coisas, um mapa dos casos suspeitos, óbitos, faixa etária, bairros, entre outros dados”, explica ele.

O secretário ainda destacou que a plataforma onde os dados estão sendo disponibilizados são da Empresa Americana Desenvolvedora do ArcGis, o Sistema de Informações Geográficas, e que através da ferramenta é possível acompanhar o número de casos de contágio e mortes ocasionadas pela doença. “Para isso, a aplicação reúne dados de fontes oficiais de informações da Prefeitura de Guarujá”, completou.

O modelo web segue o mesmo formato do painel online da prestigiada Universidade Johns Hopkins, instituição americana de ensino, que se tornou uma referência durante a pandemia, principalmente pela agilidade da atualização dos dados.

origem: Guia Costa Nortes

 Sirlei Madruga de Oliveira

 Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

 


Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

 

 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.