Ônibus em Florianópolis retornam com câmeras e check-in de passageiros

Listen to this article

Ônibus em Florianópolis retornam com câmeras e check-in de passageiros

Tecnologia é aliada no combate da Covid-19 no transporte coletivo

O retorno do transporte coletivo em Florianópolis conta com melhorias no monitoramento dos ônibus e também dos passageiros. Cada veículo circula com três câmeras internas e uma externa, e entre os usuários, a novidade é o check in voluntário. Ao saber quem utiliza determinada linha, é possível avisar os demais caso haja alguma pessoa infectada por coronavírus.

A operação retomada na manhã desta quarta-feira (17) está em fase de testes, com uma série de medidas contra a disseminação do coronavírus. No monitoramento por câmeras, equipes que coordenam o transporte acompanham as viagens por videomonitoramento.

Com o auxílio do GPS, os usuários podem utilizar o aplicativo Floripa no Ponto, que mostra onde determinada linha está durante o deslocamento em seu itinerário. Dessa forma, a população pode planejar seus horários, evitando a exposição desnecessária ao risco de contágio.

Com essas ferramentas, a prefeitura de Florianópolis consegue monitorar se os trabalhadores e usuários estão cumprindo o protocolo sanitário. O monitoramento também auxilia a Guarda Municipal ou Polícia Militar, em caso de ocorrências.

Check-in voluntário de passageiros

Pelo sistema de QR Code oferecido em cada ônibus, os passageiros poderão fazer check in voluntário em cada linha. Conforme a prefeitura, a ideia é que isso ajude o município a monitorar as pessoas que estiveram no mesmo veículo. Assim, caso haja alguma pessoa infectada pelo coronavírus em determinada linha, será possível avisar os usuários.

Até as 9h20min desta quarta-feira, 2.344 pessoas haviam feito check in dos 17 mil cadastrados. Para aderir ao monitoramento, é necessário realizar o pelo site Covidômetro Floripa no próprio ônibus, por meio do QR Code que ficará num painel próximo do validador de cartões.

Protocolo sanitário

O protocolo sanitário inclui medição de temperatura de todos os colaboradores do transporte coletivo, lotação máxima de 40% do espaço total dos veículos, uso obrigatório da máscara e dispenser de álcool gel nos terminais e ônibus. Janelas devem estar sempre abertas e o pagamento do passe deve ser feito apenas com cartões pré-pagos. 

A administração municipal também orienta os passageiros a optarem pelos assentos próximos às janelas, deixando assim, os corredores livres e sem contatos desnecessários com outras pessoas.

Caso o descumprimento de alguma medida obrigatória seja constatada, a Guarda Municipal pode ser acionada pelo 153 ou Polícia Militar pelo 190.

origem: NCS Total

 Sirlei Madruga de Oliveira

 Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

 


Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.