Butantan anuncia Butanvac, vacina 100% nacional contra covid-19

Butantan anuncia Butanvac, vacina 100% nacional contra covid-19

Além de fabricar e distribuir a Coronavac no Brasil, o Instituto Butantan está trabalhando em uma vacina contra covid-19 que é 100% brasileira. Chamada de Butanvac, a solução está em desenvolvimento desde 2020, e o órgão de pesquisa pretende iniciar os testes em humanos em breve.

O Instituto Butantan disse que vai pedir aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para realizar testes clínicos com sua nova vacina. Assim, voluntários poderão tomar o imunizante e ajudar no desenvolvimento do medicamento

Os testes que serão colocados para aprovação na Anvisa tem como objetivo assegurar que a vacina é segura e consegue combater o coronavírus de maneira efetiva. Durante as fases 1 e 2 de desenvolvimento, 1.800 voluntários devem tomar a Butanvac.

Caso os resultados sejam promissores, o Instituto Butantan poderá iniciar a fase 3 de testes, que promete imunizar até 9.000 voluntários para garantir a eficácia da vacina brasileira. Se a vacina for aprovada para uso emergencial, o governo de São Paulo pretende produzir cerca de 40 milhões de doses da Butanvac até o final de 2021.

Segundo o governo de São Paulo, a produção da vacina deve começar em maio. Além do Brasil, o imunizante também deve ser distribuído no Vietnã e Tailândia, onde os testes da fase 1 com o imunizante já começaram.

Além de ser desenvolvida com tecnologia do Butantan, a Butanvac também deve contar com fabricação 100% nacional, o que pode acelerar a criação e distribuição do imunizante. Atualmente, o instituto também trabalha para nacionalizar a produção da Coronavac, que será feita em uma nova fábrica no Brasil a partir do segundo semestre.

Vale lembrar que a Butanvac não é a única vacina a ser desenvolvida no Brasil. A Universidade Federal do Paraná (UFPR) também está trabalhando em um imunizante que pode ser fabricado no país.

Origem: https://www.tecmundo.com.br/ciencia/214516-butantan-anuncia-butanvac-vacina-100-nacional-covi-19.htm

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.