Brasil deve fechar acordo para produção nacional de insumo para vacinas

Listen to this article

Nesta quarta-feira (26), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que o Brasil deve assinar, nos próximos dias, o contrato de Encomenda Tecnológica com a farmacêutica inglesa AstraZeneca, responsável pelo desenvolvimento da vacina Covishield contra a COVID-19. Com este acordo, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) poderá fabricar, com 100% de autonomia, o imunizante contra o coronavírus SARS-CoV-2 no país.

Segundo o ministro Queiroga, a previsão é que o acordo de transferência de tecnologia para a produção do ingrediente farmacêutico ativo (IFA) —  a matéria-prima da vacina contra a COVID-19 —  seja assinado na próxima terça-feira (1) e, dessa forma, será possível acelerar o ritmo da imunização contra o coronavírus em todo o país.

Meta é vacinar população brasileira até o final de 2021

“Com as articulações realizadas pelo Ministério da Saúde será possível, com o empenho de todos, vacinar a população brasileira acima de 18 anos até o final de 2021. Essa é a nossa esperança, esse é o nosso compromisso”, afirmou o ministro, durante audiência conjunta das comissões de Fiscalização Financeira e Controle e de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados.

A Saúde distribuirá no próximo mês as seguintes quantidades de imunizantes: 20,9 milhões de doses da Covishield (Oxford/AstraZeneca/Fiocruz); 12 milhões da Pfizer/BioNTech; 5 milhões da CoronaVac (Sinovac/Instituto Butantan); e 4 milhões da Covishield, importadas prontas através do consórcio COVAX Facility, liderado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Estamos tentando ainda antecipar dois lotes de IFA da AstraZeneca, previstos para o dia 20 de junho. Se conseguirmos, acredito que vamos voltar para o número inicialmente previsto de doses para junho”, destacou o ministro sobre os trabalhos da Saúde para acelerar a imunização dos brasileiros. 

Desde o início da vacinação nacional em janeiro, o Brasil já imunizou 19,1 milhões de forma completa, ou seja, com as duas doses de um imunizante.

origem:https://canaltech.com.br/saude/brasil-deve-fechar-acordo-para-producao-nacional-de-insumo-para-vacinas-185803/Link Origem

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.