Duas únicas cidades do Piauí sem óbitos por Covid: São Luís e Massapê do Piauí

Listen to this article

Municípios relataram ao G1 que o acompanhamento dos moradores com diagnóstico ou suspeita de infecção reduziu a contaminação e diminuiu a taxa de hospitalização.

São Luís e Massapê do Piauí são os únicos municípios do estado que, desde o início da pandemia, não registraram óbitos pela Covid-19. Ao G1, as secretarias de saúde das duas cidades afirmaram que a estatística é resultado do monitoramento de casos confirmados e suspeitos, e da implantação das restrições recomendas por autoridades da saúde.

Somadas, as populações de ambos os municípios não atingem 10 mil habitantes. De acordo com o último censo do IBGE, São Luís tinha 2.561 moradores e Massapê 6.220. E a estimativa, também do IBGE, é que em 2020 as cidades tinham 2.646 e 6.449 respectivamente.

Segundo as secretarias de saúde dos municípios, Massapê registrou 241 casos de Covid-19 e São Luís 123. Os dados divergem do painel da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), onde as cidades têm 180 e 102 casos respectivamente.

O órgão estadual explicou que a diferença é, provavelmente, falta de atualização no sistema unificado e que o município tem os dados mais atualizados.

Estratégia contra a Covid

Os municípios relataram que a estratégia adotada contra o novo coronavírus foi seguir desde o início as recomendações das autoridades de saúde. Ambos vêm estabelecendo decretos com medidas para restringir o contágio, testando a população e monitorando casos confirmados e suspeitos.

“Acreditamos que esse acompanhamento tem sido essencial e a população tem se empenhado, contribuído atendendo as medidas colocadas, usando máscara, álcool em gel, evitando aglomerações e sabendo a importância de ficar em casa”, contou Maria Lúcia de Carvalho, secretária de saúde de Massapê.

No entanto, como nos demais municípios do estado, também há desobediência, afirmou a secretária de saúde de São Luís do Piauí, Marcy Rabelo.

“Temos tido dificuldade, principalmente, com os jovens e donos de estabelecimentos, que costumam não obedecer. A vigilância recebe as denúncias e, com o apoio da polícia, vai averiguar”, disse.

Ainda assim, a cidade não teve um caso de hospitalização em 2021.

“De janeiro até agora foram 23 casos, em cinco meses, enquanto no ano passado foram 100. Este ano ainda não tivemos internação, em 2020 foram quatro, mas nenhum chegou a ir para a UTI”, informou Marcy.

Em Massapê foi o contrário. Não houve internação em 2020, mas neste ano alguns moradores precisaram ser hospitalizados. “Ainda assim, ninguém morreu”, afirmou Maria Lúcia.

Barreira sanitária em Massapê do Piauí, um dos municípios que não registrou óbito por Covid no estado — Foto: Cidades Na Net

Barreira sanitária em Massapê do Piauí, um dos municípios que não registrou óbito por Covid no estado — Foto: Cidades Na Net

“Sabemos da dificuldade de estar há mais de um ano em uma pandemia, o cansaço, o enfado, todos querendo retornar. É triste, traz prejuízos, uma situação difícil mesmo, mas pedimos que todos continuem contribuindo para podermos logo vencer e sair dela com nenhum óbito”, declarou.

Marcy Rabelo disse que mesmo sem notificação de casos positivos há três semanas o município continua vigilante. “A gente acredita que o vírus está circulando na cidade, porém as pessoas estão com sintomas leves ou assintomáticas. Isso não tira o risco de que mais pessoas podem se infectar e ter outros sintomas. Então, independente de termos casos ativos ou não, estamos em alerta”, pontuou.

origem:

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

 

 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.