Câmera Móvel Sobre Trilhos – VisionTrack

Lançamento de câmera com movimentação especial sobre trilhos. 

 Este produto foi desenvolvido para atender uma
ampla dimensão de mercado e espaço sendo composto dos seguintes itens:

O
sistema e composto por uma câmera Speed dome integrada a um dispositivo
(veículo) que se move com uma velocidade controlada de 0,5 a 15 km/h (3,5 metros
por segundo) sobre um perfilado de alumínio denominado "trilho".

Essa
câmera é de alta precisão, podendo girar continuamente 360 graus + pan + tilt +
zoom, o produto como um todo e controlado por um teclado contendo dois
joysticks, sendo um para o controle da câmera e o outro para controle da
velocidade do carro sobre os trilhos.

O sistema e 100% nacional, digital,
wireless ou pela rede elétrica com o modo de transmissão de dados pelo trilho
junto com a energia que alimenta o conjunto denominado "PLC". O veículo se
desloca e se move dentro de um túnel em acrílico espelhado impedindo a
visualização da câmera quando em movimento em qualquer ponto do
percurso.

FUNCIONAMENTO DO CARRO SOBRE OS
TRILHOS

O carro é composto por uma estrutura principal em
alumínio anodizado (chassi), 4 polias confeccionadas em cobre acopladas ao
chassi, com pontas de eixo devidamente encaixadas no motor do tipo (bruchless)
servo controlado, no mesmo chassi temos mais itens como fontes de alimentação
cada uma com suas respectivas voltagens, link transceptor enviando e recebendo
dados de comando e vídeo digitalizado por encoder situado no carro (100% Digital
e wireless).

Sua funcionalidade acontece quando energizamos o trilho, e
com o contato das polias sobre os trilhos, a energia e captada e enviada para as
fontes de alimentação e a partir daí todo o sistema começa a funcionar, ou seja,
o carro começa a se deslocar sobre os trilhos executando todas suas funções.
Alimentação do sistema funciona a uma tensão de 28 volts AC com corrente máxima
de 4 Amperes de pico totalizando um consumo total de 112 Watts, totalmente
isolada da rede por transformador de isolação, redutor de tensão com entrada de
110 / 220 Volts AC da rede local.

FUNCIONAMENTO DO TECLADO
CONTROLADOR

Existe em outra extremidade um dispositivo contendo
os demais itens que compõe o essencial para o perfeito funcionamento do sistema,
como segue:

Este dispositivo contém o link transceptor e demais
componentes, como fontes de alimentação para o link, decoder de vídeo e o
próprio teclado controlador. O teclado além de ser alimentado neste mesmo
dispositivo também envia e recebe os dados ao sistema móvel sobre os trilhos,
como: movimentação da câmera com pan+tilt+zoom+360 graus e velocidade do carro
que vai de 0,5 a 15 Km por hora, ou seja, 3,5 metros por segundo de velocidade
máxima.

RECURSOS DO SISTEMA COMO UM TODO

1. O
Sistema possui ainda um recurso de áudio bi-direcional (Bluetooth) onde funciona
da seguinte forma:

O Operador poderá falar com ate 40 pessoas no
ambiente de funcionamento do sistema, ou seja, o operador poderá falar
simultaneamente com todas 40 pessoas ou individualmente com cada um. Da mesma
maneira cada pessoa que estiver com o fone de ouvido também poderá falar com o
operador do sistema.

2. O sistema pode trabalhar automaticamente com
rotas pré-programável, ou seja: Pode-se realizar um endereçamento composto por
local, ruas, etc. e pedir ao carro que passe por estes lugares pré-programados
executando uma ou varias funções, como citamos algumas a seguir:

I. O
carro anda ate "A" e pede para a câmera focar um determinado local ou objeto por
um tempo também pré-determinado;

II. O carro anda ate vários pontos,
ruas, etc e executa a rotina pré-programada pelo tempo também pré-programado.
EX: O carro vai ate ponto "A" executa uma função de 20 segundos, vai ao ponto
"B" e executa uma função de 5 segundos, depois no ponto "C" e executa uma função
de 2 segundos e assim por diante.

III. Todas essas programações poderão
ser pré-programadas inclusive com velocidade diferente para cada função, ou
seja, a programação "A" será realizada a uma velocidade de 2 km/h, "B" 5 km/h e
assim sucessivamente.

IV. O carro poderá também responder a disparos de
alarmes, por exemplo:

a) Quero associar o sistema a uma eventual abertura
de porta, ou seja, cada vez que a porta "X" se abrir, automaticamente o carro de
forma automática se deslocara ate o local da porta com a câmera executando, por
exemplo, um tipo de zoom;

b) Quero associar o sistema a uma área que, em
determinados horários não e autorizado o acesso de pessoas, caso exista algum
movimento, o carro se deslocara de forma também automática ate o local e assim
sucessivamente. Todos esses deslocamentos, obviamente o operador estará
visualizando as imagens. Um tipo de zoom.

V. Pode-se ainda programar o
carro a uma determinada velocidade para se deslocar aos pontos extremos para
operar de forma automática o inicio e fim de curso, vai e volta enquanto o
operador manuseia a câmera de forma independente, ou seja, o carro esta se
deslocando e o operador irá verificando em todas as áreas, aplicando o PAN +
TILT + ZOOM, sem deixar absolutamente de ver nada onde o sistema estiver
operando

VI. O sistema possui um sistema de fim de curso, ou seja,
chegando a uma determinada posição, componentes instalados no carro detectam o
fim do trilho e bloqueia qualquer movimento na continuidade desta direção,
obrigando o operador a levar o carro para o sentido contrario.

VII. E por
fim o carro se desloca dentro de um túnel de acrílico ou PVC que tem a sua parte
superior preto sólido e a parte inferior móvel fume semitransparente espelhado,
sendo móvel para permitir o acesso ao túnel em qualquer ponto do percurso e fumê
para impedir que possa ser visto quando em deslocamento.

 

Origem: http://www.iscexpo.com.br/

 
Marcelo Peres
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Escreva para mim:
mpperes@guiadocftv.com.br

Importante:

‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas,
jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão.
Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.